uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vila Franca de Xira abdica este ano  da Feira de Outubro para não a desvirtuar
Alberto Mesquita (à esquerda) diz que as restrições da DGS descaracterizariam toda a imagem tradicional da Feira de Outubro

Vila Franca de Xira abdica este ano  da Feira de Outubro para não a desvirtuar

Presidente do município diz que as limitações impostas pela Direcção-Geral de Saúde só permitiriam realizar uma “feirinha” e não o certame que a cidade merece. Do programa habitual só se mantêm as touradas.

A avaliação e as imposições colocadas pela Direcção-Geral de Saúde (DGS) à proposta enviada pelo município de Vila Franca de Xira referente à realização da centenária Feira de Outubro naquela cidade tornam quase certo que a mesma não irá ter lugar. O lamento foi deixado por Alberto Mesquita, presidente do município ribatejano, na última reunião pública do executivo.
O município tem apostado forte na realização da feira, mas das reuniões conjuntas entre as duas entidades já deu para perceber que todo o figurino da festa teria de ser profundamente alterado. As esperas de toiros pelas ruas estão proibidas, por não haver forma de controlar os ajuntamentos da população e garantir o afastamento social. No recinto da feira também todos os divertimentos como carrinhos de choque, carrosséis e outras animações que tradicionalmente ocupam o espaço estão proibidos este ano. A capacidade máxima de visitantes em simultâneo no pavilhão do Cevadeiro seria brutalmente reduzida e residual face ao que é habitual. As tasquinhas seriam em menor número e com clientes a conta-gotas.
“A somar a tudo isso temos falado com os feirantes e artesãos para perceber se estão disponíveis para vir com as restrições necessárias. Até nos oferecemos para os isentar do pagamento de taxas mas muitos dizem que não vale a pena virem cá, terem toda a logística para depois em termos comerciais não compensar”, lamenta Alberto Mesquita.
O autarca disse que iria esperar pelo dia 15 de Setembro, dia em que o país entrou em estado de contingência devido à pandemia de coronavírus, para depois tomar uma decisão final, que acabou por ser anunciada em conferência de imprensa convocada para essa data.
Alberto Mesquita diz perceber o desencanto da população com o cancelamento da feira, reconhecendo que pode ser uma medida impopular, mas nota que colocar a saúde colectiva em primeiro lugar deve ser a prioridade. E reconhece que “fazer uma feirinha” e não uma feira com a grandiosidade que ela deve ter não vale a pena. O autarca chegou a ironizar que não faria sentido ser autorizada a Festa do Avante e cancelada a Feira de Outubro. Mas a mudança para o estado de contingência poderá mesmo ditar esse desfecho.
Confirmadas estão as várias corridas de toiros que terão lugar na praça de toiros Palha Blanco, como o nosso jornal já noticiou, nos vários dias em que tradicionalmente se realizaria a Feira de Outubro.

Vila Franca de Xira abdica este ano  da Feira de Outubro para não a desvirtuar

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido