uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Alunos de Eletromecânica e Mecatrónica são os mais procurados por empresas da região
foto DR Tem aumentado a procura por cursos profissionais que garantem um emprego no futuro

Alunos de Eletromecânica e Mecatrónica são os mais procurados por empresas da região



O Núcleo do Cenfim – Centro de Formação Profissional da Industria Metalúrgica e Metalomecânica de Santarém, inicia este mês de Setembro dois novos cursos de longa duração para jovens, Electromecânica de equivalência ao 9º ano e Manutenção Industrial de equivalência ao 12º ano. A escolha destes cursos prende-se com o facto de haver uma constante solicitação deste tipo de técnicos por parte das empresas da região. A taxa de empregabilidade dos formandos do Cenfim, atinge os 95%, ficando a maioria dos formandos a trabalhar nas empresas onde realizaram os estágios curriculares.
Estas empresas não são apenas e directamente as relacionadas com a área da metalurgia e metalomecânica. São também empresas do ramo alimentar, ramo automóvel, transformação e agricultura.
O que permite que os formandos do Cenfim, desenvolvam competências para trabalhar nas mais diversas áreas, tem muito a ver com os conteúdos transversais que são desenvolvidos nestes cursos, desde a interpretação de desenho técnico, à leitura e execução de esquemas eléctricos, à maquinação de peças, CNC até à soldadura, passando pela electrónica e pela robótica.
Cada vez há mais formandos a prosseguir o seu processo formativo no Cenfim, ou seja, formandos que entraram com o 6º ano de escolaridade e prosseguiram até ao nível Pré-universitário, o que permite uma melhor avaliação do grau de satisfação dos mesmos.
Se num passado muito recente, os cursos profissionais eram procurados por alunos com dificuldades escolares, actualmente a realidade tem vindo a mudar, havendo uma grande procura por este tipo de oferta formativa por parte de pais e alunos com bons resultados académicos, que procuram num curso profissional um futuro com empregabilidade garantida o que não os impede de prosseguirem o seu percurso ao nível do ensino superior.

Alunos de Eletromecânica e Mecatrónica são os mais procurados por empresas da região

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido