uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Regionalização é objectivo estratégico  da distrital de Santarém do PS
foto DR Hugo Costa

Regionalização é objectivo estratégico  da distrital de Santarém do PS

Novo líder defende união com o Oeste e autonomia face à Área Metropolitana de Lisboa.

A Federação Distrital de Santarém do Partido Socialista definiu a regionalização como uma das prioridades em termos de estratégia para os próximos anos, como está plasmado na moção global de orientação política “Proximidade e Confiança | Um PS para Tod@s”, aprovada por unanimidade no congresso distrital que decorreu no sábado, 12 de Setembro, em Ourém.
“Queremos construir entre o Ribatejo e o Oeste uma região. Uma região que nos autonomize da Área Metropolitana de Lisboa e onde tenhamos verdadeiro poder de decisão. Não faz sentido continuarmos com um modelo em que os concelhos votam onde não vão buscar fundos e não votam onde captam os seus financiamentos”, resumiu o novo líder distrital do PS, Hugo Costa.
O dirigente socialista, e também deputado, aludia às eleições para a presidência das comissões de coordenação e desenvolvimento regional (CCDR), previstas para Outubro, que na nossa região vão expor uma situação caricata. Os autarcas dos 21 concelhos do distrito de Santarém vão ser chamados a votar para os novos órgãos de gestão da CCDR de Lisboa e Vale do Tejo, a que pertence administrativamente o distrito ribatejano, mas dependem das CCDR Centro (no caso dos municípios do Médio Tejo) e CCDR Alentejo (Lezíria do Tejo) para acederem a fundos comunitários.
“Não seremos a voz de Lisboa no distrito de Santarém. Seremos a voz do distrito de Santarém em Lisboa”, garantiu ainda o recém-eleito presidente da Federação.
No imediato, as atenções da distrital do PS viram-se para as eleições autárquicas previstas para o Outono de 2021. “Trabalharemos para apresentar em cada concelho as melhores propostas e candidatos. Não existem derrotas antecipadas. As lutas difíceis assumem-se. E cá estarei para as travar”, prometeu Hugo Costa, citado em nota de imprensa.
Em relação do município de Ourém, onde decorreu o congresso e onde o PS é oposição, Hugo Costa manifestou esperança de que os eleitores vão voltar a confiar nos socialistas para liderar os destinos do concelho.

Regionalização é objectivo estratégico  da distrital de Santarém do PS

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido