uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Abrantes investe 5 milhões na educação no próximo ano lectivo
foto DR Sessão de recepção aos professores decorreu a 10 de Setembro

Abrantes investe 5 milhões na educação no próximo ano lectivo

Presidente do município garante que o sector vai continuar a ser uma prioridade

O presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, garante que o sector da educação vai continuar a ser uma prioridade para o município, consubstanciada num investimento próximo dos 5 milhões de euros nessa área no ano lectivo 2020-2021. A declaração de intenções do autarca foi deixada durante a sessão de recepção aos professores que decorreu no dia 10 de Setembro.
“A educação é um pilar de tal forma importante para Abrantes, que nos últimos dez anos investimos perto de 30 milhões em infra-estruturas e numa série de outras coisas como apoios às famílias, actividades extracurriculares ou transporte escolar”, enumerou Manuel Valamatos. Para o novo ano lectivo, e face à situação de pandemia que se vive e à crise daí resultante, a autarquia deu prioridade a medidas de apoio às famílias e à comunidade educativa. Na componente de apoio às famílias, a Câmara de Abrantes estima um investimento de 1,6 milhões de euros em refeições escolares, transporte escolar, actividades de animação e apoio à família no pré-escolar, actividades de enriquecimento curricular e auxílios económicos.
Em Maio último, quando se deu o regresso às escolas das crianças do pré-escolar, a autarquia já tinha fornecido todos os equipamentos de protecção individual necessários e materiais para a higienização dos espaços. Agora, todos estes materiais estão a ser revistos e repostos de acordo com as necessidades de cada escola.
No que toca ao investimento nas escolas, prevê-se uma verba a rondar os três milhões de euros para manutenção do parque escolar e sua gestão e funcionamento diário, decorrente do processo de transferência de competências do Ministério da Educação para as autarquias.
A Câmara de Abrantes vai também oferecer no arranque deste ano lectivo um kit de boas-vindas aos alunos com um panamá (para as crianças do pré-escolar) e álcool-gel (a partir dos 6 anos), uma agenda aos professores e casacos ao pessoal não-docente. Está ainda a ser distribuído um kit de material didáctico, em todas as escolas do primeiro ciclo.
A recepção aos professores em Abrantes contou com a presença do professor e director adjunto na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, José Matias Alves, para falar sobre os “Novos Desafios da Educação em Abrantes”.

Abrantes investe 5 milhões na educação no próximo ano lectivo

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido