uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Agentes culturais de Santarém unidos para celebrar Bernardo Santareno

Centenário do escritor escalabitano assinalado com múltiplas actividades artísticas e culturais até final de Novembro.

Dezenas de associações e agentes culturais locais estão envolvidos no programa comemorativo do centenário do nascimento do escritor Bernardo Santareno em Santarém, que integra o programa nacional de celebrações da efeméride. Teatro, poesia, dança, música, pintura, conferências e a apresentação de um livro sobre a vida e obra do dramaturgo escalabitano são algumas das propostas de um programa diversificado que se estende de Setembro ao fim de Novembro.
A apresentação do programa decorreu no sábado, 19 de Setembro, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, com a participação de Inês Barroso, vice-presidente da Câmara de Santarém, de Joaquim Martinho da Silva, familiar de Bernardo Santareno, e de João Luiz Madeira Lopes, do Grupo Coordenador do Centenário de Bernardo Santareno em Santarém. Na ocasião foi descerrada uma placa identificativa daquele espaço de cultura e o público presente pôde assistir à performance “Corpus Rei Publicae”, de Nuno Labau, João Casaca e Miguel Mateus.
O próximo espectáculo está agendado para sexta-feira, 25 de Setembro, pelas 21h30, no Fórum Mário Viegas. “O Amor de Lorca” cruza o teatro, a dança e a poesia, com Paula Nunes e José Manuel Rodrigues, do Centro Dramático Bernardo Santareno, nas interpretações.
Segue-se a 1 de Outubro, pelas 18h00, a inauguração da exposição de pintura e desenhos sobre peças de Bernardo Santareno intitulada “Tudo de mim”, com obras de Fernanda Narciso. São trinta e cinco desenhos, em grafites, tinta da china, pastéis e colagens que vão estar em exibição até 30 de Novembro na Sala de Leitura Bernardo Santareno. Até final de Novembro as actividades sucedem-se, com ponto alto no dia 19 de Novembro, data de nascimento de António Martinho do Rosário, nome de baptismo de Bernardo Santareno. Nesse dia é apresentado o livro “Bernardo Santareno da nascente até ao mar”, da autoria de José Miguel Noras, com prefácio do general Ramalho Eanes.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido