uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Escola Armando Lizardo com pavilhão renovado e aberto aos clubes locais
Francisco Oliveira, presidente da Câmara de Coruche, e Teresa Almeida presidente da CCDR de Lisboa e Vale do Tejo

Escola Armando Lizardo com pavilhão renovado e aberto aos clubes locais

Obras em equipamento de Coruche atrasaram-se cerca de um ano. Pavilhão é mais uma alternativa para a prática desportiva no concelho.

Edição de 30.09.2020 | Sociedade

O requalificado pavilhão desportivo da Escola Básica 2/3 Armando Lizardo, em Coruche, foi o centro das atenções no arranque do ano lectivo 2020/2021. Com cerca de um ano de atraso na conclusão e entrega da obra, o renovado espaço foi inaugurado no dia 17 de Setembro.
A intervenção dotou o pavilhão existente de condições de segurança e conforto que não existiam, dado que por várias vezes chegou a chover dentro do espaço. O equipamento vai ser utilizado como apoio ao desporto escolar , mas também será disponibilizado às associações e clubes do concelho para ali realizarem treinos e competições. “Além da função educativa, este espaço contempla ainda a função do recreio e lazer, considerando a tendência de abertura dos centros escolares às comunidades locais para a prática de actividades extra-curriculares”, disse o presidente da Câmara de Coruche, Francisco Oliveira.
Para a presidente da direcção do Agrupamento de Escolas de Coruche, Isabel Cordeiro, já com olhos no futuro, é agora imperativo olhar para o pavilhão desportivo da escola secundária. “É a necessidade que mais se impõe neste momento, penso que uma das vontades da câmara é fazer este investimento”, apontou.
Há ainda a necessidade, já prevista pela autarquia, da construção de um circuito de chegada e recolha das crianças em frente à entrada principal da EB 2/3. A estrada fica totalmente congestionada no período da manhã e, para evitar essa situação, a ideia passa por construír um circuito alternativo à estrada principal, para que os encarregados de educação possam deixar e recolher os alunos em segurança, sem perturbar a circulação do trânsito.
A obra de requalificação do pavilhão da EB Armando Lizardo rondou os 600 mil euros e foi financiada pelo programa de Beneficiação de Equipamentos Municipais, através de um contrato programa com a Direcção Geral das Autarquias Locais e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo.

À margem

Após quase seis meses de poucas ou nenhumas intervenções públicas, devido às restrições provocadas pela pandemia de Covid-19, o presidente da Câmara de Coruche, Francisco Oliveira, estava visivelmente bemdisposto com a possibilidade de usar da palavra em público. Mais ainda quando se trata da inauguração de um espaço há muito solicitado pela comunidade escolar. O autarca chegou mesmo a emocionar-se durante o discurso quando se dirigiu ao grupo de pessoas directamente envolvidas nesta requalificação, nomeadamente os arquitectos responsáveis pelo pavilhão, Luís Patrício e Ana Espadanal, bem como a vice-presidente da Câmara de Coruche, com o pelouro da Educação, Fátima Galhardo. Francisco Oliveira chegou mesmo a recordar os tempos de aluno em que frequentou a EB 2/3 Armando Lizardo, e o antigo pavilhão desportivo, onde teve aulas de Educação Física.

Escola Armando Lizardo com pavilhão renovado e aberto aos clubes locais

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido