uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Sabores e Saberes são a receita alternativa  ao Festival de Gastronomia em Santarém
Gastronomia vai estar em destaque na Casa do Campino de 15 a 25 de Outubro

Sabores e Saberes são a receita alternativa  ao Festival de Gastronomia em Santarém

No ano em que se devia comemorar o 40º aniversário do pioneiro evento dedicado à cozinha nacional, a pandemia trocou as voltas à organização. Município e Viver Santarém não se resignaram e avançam com um programa adaptado aos tempos que correm, que vai decorrer de 15 a 25 de Outubro na Casa do Campino e em restaurantes do concelho.

A pandemia de Covid-19 trocou as voltas à organização do Festival Nacional de Gastronomia, que este ano deveria celebrar o 40º aniversário com um programa ambicioso e que teve de ser adiado para 2021. Apesar dessa contrariedade, a Câmara de Santarém e a empresa municipal Viver Santarém entenderam marcar a data no calendário e avançam com a iniciativa Sabores e Saberes que vai ter igualmente lugar na emblemática Casa do Campino, de 15 a 25 de Outubro, e também nalguns restaurantes do concelho.
Demonstrações gastronómicas na Casa do Campino com transmissão online; intercâmbios com restaurantes que habitualmente participam no festival e que vão confeccionar as suas especialidades em restaurantes locais; jantares feitos por reputados chefs nacionais; conferências e momentos musicais com Herman José, Três Bairros e Miguel Gameiro são algumas das propostas. “Pode-se provar Portugal de norte a sul nos nossos restaurantes durante esses dias”, referiu na apresentação do evento o presidente do conselho de administração da Viver Santarém, João Teixeira Leite.
Os jantares temáticos na Casa do Campino serão confeccionados por conhecidos chefs como José Avillez, considerado um dos 100 melhores do mundo; Rui Paula, com duas estrelas Michelin; Vitor Matos, também com uma estrela Michelin; Miguel Gameiro, que é também cantor; e os escalabitanos Rodrigo Castelo e Filipe Pina, que conquistaram diversos prémios nacionais ao longo dos últimos anos.
Durante esses dias, a Casa do Campino acolhe ainda uma exposição evocativa dos 40 anos do mais antigo festival gastronómico do país e, no último dia, será prestada uma homenagem à primeira comissão organizadora do certame. A organização sublinha que vão ser observadas as regras de distanciamento social e outras medidas preventivas da propagação da Covid-19 recomendadas pelas autoridades de saúde.

Sabores e Saberes são a receita alternativa  ao Festival de Gastronomia em Santarém

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido