Alverca ganhou novo espaço de lazer com o orçamento participativo
Requalificação do Largo da Fonte da Quinta da Vala foi o projecto vencedor.
A cidade de Alverca do Ribatejo ganhou um novo espaço de lazer no Largo da Fonte da Quinta da Vala, cuja requalificação custou cerca de 10 mil euros à junta de freguesia. O espaço foi requalificado no âmbito do orçamento participativo de 2019 votado pela população e a inauguração simbólica decorreu na quinta-feira, 1 de Outubro.
O presidente da União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, Carlos Gonçalves, destacou a importância de requalificar os espaços públicos degradados ou sem utilidade, para permitir à população um usufruto de maior qualidade. Neste caso, destacou, o mobiliário urbano existente no largo estava degradado e a precisar de uma requalificação urgente.
O projecto vencedor do orçamento participativo incluiu a colocação de bancos, papeleiras, uma estrutura para fazer sombra, plantação de novas espécies arbóreas e requalificação de parte da calçada que passou a ter apontamentos alusivos à aeronáutica, símbolo identitário da cidade.
Uma das proponentes da proposta vencedora, Carla Coentro, classificou o novo espaço de “muito importante” para a Quinta da Vala, por poder vir a ser um ponto de encontro de famílias e moradores, permitindo o usufruto de um espaço aprazível.
O orçamento participativo de Alverca existe desde 2011. Reconhecendo a importância deste instrumento, o autarca apelou a uma maior participação da população, considerando que “a melhor forma de gastar é em obras que fazem a diferença na melhoria da qualidade de vida das pessoas”.