Moneris distinguiu inovação de stands virtuais da Agroglobal
Empresa especialista em contabilidade e apoio à gestão premiou firmas que se destacaram pela inovação na forma de comunicar, naquela que é uma das maiores feiras agrícolas da Europa e que se realiza em Valada, Cartaxo. Este ano o certame, devido à pandemia, apostou em iniciativas online.
O Prémio Moneris de Agricultura, que distinguiu o melhor expositor digital da Agroglobal 2020, foi entregue na sexta-feira, 9 de Outubro, no Convento de S. Francisco em Santarém, à Syngenta. A empresa que se destacou por um stand virtual considerado inovador. A Moneris entregou também quatro menções honrosas à ADP, Magos, Santader e Consulai. A cerimónia teve a presença do secretário de Estado da Agricultura, Nuno Russo. O Centro de Competências da Moneris ofereceu ao vencedor uma bolsa de consultoria no valor de 10 mil euros.
Este prémio é considerado um estímulo a um sector que não parou durante a pandemia e que se soube adaptar, criando durante a Agroglobal, no Cartaxo, que este ano foi essencialmente online, sem expositores no terreno, plataformas online de divulgação das tendências e dos produtos e técnicas mais modernas para a agricultura.
António Howorth, da Syngenta, destaca a resiliência da organização por ter apostado no formato virtual. “Para nós, que somos uma empresa de inovação e tentamos melhorar a comunicação das soluções e tecnologias para o sector, é importante mostrar que o sector está dinâmico e está a inovar nesta altura complicada”, realça. Já para Jorge Meireles, da ADP, o prémio representa a capacidade da empresa que “nestes tempos difíceis nunca parou a actividade”. A participação na Agroglobal obrigou a empresa a apostar na inovação para estar próxima dos distribuidores e agricultores. “O sector agrícola é um sector resiliente da economia e acreditamos que vai ser um sector de futuro”, sublinha Rita Sousa Uva, do Santander.
Por parte da Magos, sistemas de irrigação, em Salvaterra de Magos, Miguel Empis considera que esta distinção é para todos os trabalhadores da empresa que se empenharam em fazer um stand virtual. “Fico contente por não termos parado e termos contribuído por não terem faltado alimentos aos portugueses”, salienta. Da Consulai, Pedro Santos, entende que premiar é reconhecer o esforço de quem se dedica ao sector. “Sentimos um enorme prazer em termos sido reconhecidos, sobretudo numa altura em que tem de haver alguma inteligência emocional na sua regulação com uma população mais urbana que exige que façamos as coisas de uma forma diferente. O sector tem de ter formas de comunicar mais directas e interessantes”, destaca.
Rui Almeida, CEO da Moneris, realça que o prémio que a sua empresa atribuiu vem valorizar a inovação, não no conteúdo, mas na foram de presença. No futuro a participação das empresas nesta feira, considerada das melhores da Europa no sector agrícola, já não vai ser só presencial, com stands no local, mas também digital.