uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vila Franca de Xira lança novos vinhos e sala de provas
Novas colheitas do vinho "Encostas de Xira" foram apresentadas no evento "Vinhos e Sabores no Palácio"

Vila Franca de Xira lança novos vinhos e sala de provas

“Encostas de Xira” é um vinho 100 por cento municipal que até final do ano pode ser degustado numa sala de provas na Quinta Municipal de Subserra.

O município de Vila Franca de Xira lançou no sábado, 24 de Outubro, as novas colheitas do vinho “Encostas de Xira” no evento “Vinhos e Sabores no Palácio”, realizado no Palácio do Sobralinho. Os néctares Arinto 2019 e Touriga 2018, produzidos na quinta municipal da Subserra, foram apresentados pelos enólogos Aníbal Coutinho e Marco Crespo. Brevemente, estarão também disponíveis para comercialização os Blend Encostas de Xira 2019, que se encontram em fase de estágio e vão ser engarrafados nas próximas semanas.
Durante o evento, onde esteve presente José Arruda, secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, e Bernardo Gouvêa, presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, a autarquia anunciou que está a trabalhar na criação de novos produtos, nomeadamente um vinho licoroso, e que até final do ano vai ser inaugurada uma sala de provas e loja de vinhos na Quinta Municipal de Subserra, onde são cultivadas as vinhas.
Relativamente às colheitas deste ano, o município estima que o volume de vinho produzido em 2021 seja de 10 mil litros de vinho branco e 17 mil litros de vinho tinto, superando a produção que resultou das castas colhidas em 2019.
O “Encostas de Xira” é um produto que se insere numa estratégia de afirmação da marca Vila Franca de Xira e de promoção turística do concelho, associando-se à actividade turística, cultural e gastronómica do município vilafranquense. Ligado à produção do vinho está também em desenvolvimento um projecto de alojamento local, perspectivado para 2021, utilizando alguns espaços da Quinta Municipal de Subserra e do Palácio Municipal do Sobralinho.

Vila Franca de Xira lança novos vinhos e sala de provas

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido