uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Cinco municípios da região têm apenas uma ou duas agências bancárias 

De acordo com dados divulgados pelo Banco de Portugal, em 2019 não existiam concelhos no país sem agências bancárias. Contudo, perto de três dezenas de municípios tinham apenas uma ou duas agências, mais quatro que em 2018. Vila Nova da Barquinha, distrito de Santarém, e Vila Velha de Ródão (Castelo Branco), são os únicos concelhos com apenas uma agência, em 2019, sendo os mesmos que também só contavam com uma instituição bancária em 2018.
Já concelhos com apenas duas agências bancárias são 26, situados sobretudo em regiões do interior de Portugal continental e nas ilhas. Neste rol incluem-se quatro municípios do distrito de Santarém: Chamusca, Constância, Golegã e Sardoal, que também tinham apenas dois balcões em 2018.
Em sentido oposto, os concelhos com mais agências bancárias são Lisboa (395), Porto (175) e Sintra (90), acompanhando a dimensão da população e o tecido económico. Os bancos têm vindo a reduzir a sua estrutura nos últimos anos, incluindo com o fecho de balcões, justificando com a necessidade de cortar custos, o desenvolvimento da digitalização e o menor recurso dos clientes às agências bancárias.
Nos últimos anos foi polémico o fecho de balcões sobretudo pelo banco público, a Caixa Geral de Depósitos, motivando protestos das populações e de autarcas, como o verificado em Alhandra, concelho de Vila Franca de Xira, em 2018.
Segundo os dados do Banco de Portugal, na última década (2009-2019), encerram cerca de duas mil agências, havendo em 2019 cerca de quatro mil em actividade.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido