uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Beneficiação de escolas e melhor recolha do lixo são prioridades em Vila Franca de Xira

Orçamento do município emagrece para 76 milhões de euros. A educação e o ambiente são as prioridades para o próximo ano que será também ano de eleições autárquicas.

Investir num ambicioso programa de remoção das coberturas com amianto existentes nas escolas dos 2º e 3º ciclos e secundárias do concelho, a requalificação da Escola Básica Álvaro Guerra e a melhoria da eficiência energética das casas de três bairros sociais são algumas das principais prioridades do próximo orçamento da Câmara de Vila Franca de Xira.
O município aprovou por maioria – com a abstenção da CDU e o voto contra do Bloco de Esquerda - um orçamento para 2021 mais magro em quase um por cento face ao ano anterior, na ordem dos 76,9 milhões de euros. As áreas da educação, com nove milhões de euros alocados, e do ambiente, com dois milhões, são prioritárias, mas o município elege também cinco eixos fundamentais para o desenvolvimento local, como a inclusão, identidade e turismo, empreendedorismo e competitividade.
Entre as obras anunciadas está a melhoria da eficiência energética nos pavilhões desportivos do Sobralinho e do Olival de Fora, em Vialonga, e nas piscinas da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa. Na área do ambiente terão continuidade os investimentos já em curso, de criação de melhores condições de recolha dos resíduos urbanos, um dos temas que gera maior contestação entre a população. A melhoria da manutenção dos espaços verdes e renovação da frota de ambiente e a ampliação da rede municipal de ilhas ecológicas são outros dos investimentos previstos.
Outro dos projectos-chave do próximo orçamento é o prolongamento do parque linear ribeirinho da Póvoa de Santa Iria até Alverca do Ribatejo e Sobralinho, como o arranque da segunda fase da requalificação da Estrada Nacional 10 e o parque ribeirinho da Vala do Carregado.
O documento prevê ainda quase três milhões para coesão e solidariedade, num orçamento ditado em parte pela prudência exigida pela pandemia de coronavírus, frisou António Oliveira, vice-presidente do executivo.
O autarca salientou a visão de progresso e de modernidade mas alertou para as contingências de um cenário económico futuro de “grande incerteza e imprevisibilidade”. O executivo pretende manter, em 2021, os incentivos e benefícios fiscais em termos de reabilitação urbana.
Controlo de perdas
e satisfação do cliente são prioridades
para os SMAS
A renovação de infraestruturas e a expansão das redes de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais são alguns dos principais objectivos traçados no plano plurianual de investimentos dos Serviços Municipalizados de Água e Sanamento (SMAS) de Vila Franca de Xira. Manter bons níveis de satisfação dos clientes, fornecendo água de boa qualidade e melhorar o controlo de perdas são outros dos objectivos dos SMAS para o próximo ano. O plano, juntamente com o orçamento de 19 milhões e 870 mil euros, foi aprovado na última reunião pública do executivo. Representa um ligeiro crescimento face ao orçamento do ano passado, que se cifrou nos 19 milhões e 500 mil euros.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido