Cavaleiro Andante

Mau, mau, Maria... Mau, mau, Manel!
O Espaço M – Tomar foi inaugurado recentemente com o objectivo de atender e apoiar vítimas de violência doméstica e de género. Em reunião do executivo camarário, a bancada do PSD acusou a maioria socialista de apelar à discriminação de género por utilizar a letra M (de mulher) para nome do projecto. A vereadora Filipa Fernandes (PS) respondeu, afirmando que o M pode muito bem ser de Maria ou Manuel. O Cavaleiro Andante vai mais longe e conclui que o ÉME, talvez seja de “Mariquices”, que é, no fundo, aquilo de que aquela discussão trata.
Cavaleiro Andante | 29-11-2020


E se o pessoal das motas fosse comer...caralhotas?!!
A equipa da manhã da estação de rádio M80 pediu aos ouvintes que elegessem o melhor pão que alguma vez comeram. Surgiram referências ao pão alentejano, ao pão de Mafra e ao pão de Rio Maior, mas nada sobre o pão de Almeirim, as famosas caralhotas. Quem não gostou foi o presidente do município, Pedro Ribeiro, que decidiu enviar um cesto de pães para os apresentadores. A oferta deixou a equipa agradecida, mas embaraçada. E, numa tentativa de fugir ao nome original, que podia não cair bem no horário nobre, decidiu recorrer a um eufemismo e saiu-se com... “um pão que rima com motas”.
Cavaleiro Andante | 28-11-2020


Não há almoços grátis!
Depois de terem sido sondados diversos potenciais candidatos, o PS de Santarém parece ter chegado à conclusão que não consegue arranjar interessados em encabeçar a lista à Câmara de Santarém e, ao que consta nos mentideros, vai ter de ser o presidente da concelhia, Manuel Afonso, a chegar-se à frente contra o presidente da autarquia e recandidato pelo PSD, Ricardo Gonçalves. Não é que no PS escalabitano falte gente com ambições políticas, mas a maioria está actualmente bem encostada e não quer arriscar um desaire eleitoral frente a Ricardo Gonçalves. Resta a Manuel Afonso defender a honra do convento e assim pagar a dívida ao partido que fez dele deputado já com idade para estar reformado. Porque na política, como aliás em muita coisa na vida, quem julga que há almoços grátis está redondamente enganado….
Cavaleiro Andante | 27-11-2020


Só para camaradas?
Não foi comentada (pelo menos em voz alta) mas foi notada a ausência das altas patentes da Câmara de Santarém na primeira sessão de lançamento da biografia de Bernardo Santareno, escrita pelo ex-presidente do município e militante socialista José Miguel Noras. Da maioria PSD que gere o município, ou da equipa de apoio ao executivo, nem sinal (apesar da edição contar com o apoio da autarquia), pelo que quem entrasse no Fórum Mário Viegas na noite de 19 de Novembro poderia pensar que se tratava de uma sessão só para ‘camaradas’. É que a maioria da plateia era composta por pessoas ligadas ao PS e à CDU, como o deputado Manuel Afonso (PS), o presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro (PS), a vereadora da Câmara de Santarém, Sofia Martinho (PS), a eleita da Assembleia Municipal de Santarém, Luísa Barbosa (PS), os ex-vereadores da CDU, João Madeira Lopes e Vicente Batalha, ou a presidente da Junta de Malhou, Louriceira e Espinheiro, Lina Louro (PS). Isto para além do próprio Noras, até há uns meses líder da concelhia de Santarém do PS....
Cavaleiro Andante | 26-11-2020


A necessidade aguça o engenho
Este espectador montou um andaime na carrinha para assistir ao jogo do Águias de Alpiarça contra o Samora Correia B, a contar para a 2ª divisão distrital de seniores, que os homens da casa perderam por 1-4. O campeonato não tem corrido bem para ambas as equipas, mas quem sabe se a criatividade, a capacidade de construção e a veia concretizadora reveladas por este adepto não as vai inspirar e, como se diz em futebolês, fazer levantar a cabeça para o resto da temporada....
Cavaleiro Andante | 25-11-2020
