uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Apoios municipais à economia e famílias  em Abrantes atingem um milhão de euros 
Manuel Valamatos

Apoios municipais à economia e famílias  em Abrantes atingem um milhão de euros 

Apoios municipais já disponibilizados em resposta à Covid-19 totalizam 750 mil euros, aos quais se somam agora mais 250 mil em apoios extraordinários às famílias, restauração e comércio.


Quem vive e tem filhos a frequentar o ensino no concelho de Abrantes, do pré-escolar ao 12º ano, a partir de 2 de Dezembro vai deixar de ter qualquer despesa com as refeições escolares até ao final do ano lectivo de 2020/2021. Esta é uma das novas medidas de resposta à Covid-19 anunciadas pelo presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Valamatos (PS), em conferência de imprensa realizada a 23 de Novembro, numa altura em que a evolução da pandemia atirou o concelho para o nível de risco “muito elevado”, por ter mais de 480 casos por cada 100 mil habitantes.
Os comerciantes e empresários de restauração locais também não foram esquecidos e vão ficar isentos do pagamento da factura da água em Dezembro através do envio de um requerimento ao município entre 25 Novembro e 15 de Dezembro. Recorde-se que, por estar no segundo nível de risco mais elevado, nos próximos dois fins-de-semana e feriados de Dezembro, o comércio local e a restauração vão ter de voltar a fechar portas às 13h00.  
O município vai ainda criar uma linha de apoio psicossocial e um fundo de apoio de emergência social, em articulação com as juntas de freguesia e serviços de acção social, que “permita apoio imediato a situações graves de vulnerabilidade social”, explicou o autarca. Este apoio será traduzido em bens alimentares, produtos de higiene de primeira necessidade, medicação e transporte para tratamentos hospitalares.  
Também as medidas já implementadas de apoio aos estratos sociais desfavorecidos, a isenção de estacionamento tarifado e de rendas de espaços municipais encerrados temporariamente, assim como o pagamento da taxa de esplanadas e possibilidade de aumento das mesmas vão continuar em vigor.

Novas respostas fazem
subir gastos para
1 milhão de euros
Desde que implementou medidas para responder aos impactos negativos da pandemia a Câmara de Abrantes gastou 750 mil euros, aos quais se somam agora mais 250 mil para fazer face aos novos apoios.
As verbas que estavam previstas para eventos e actividades durante a época natalícia que já não se vão realizar estão a ser canalizadas para estes novos apoios. A única despesa com o Natal que o município vai manter são os enfeites e iluminação “para criar dinâmicas porque a vida não parou totalmente”.

Apoios municipais à economia e famílias  em Abrantes atingem um milhão de euros 

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido