
Unidade de Senologia do Hospital de Santarém promove doação de lenços e gorros
Projecto “Cancrosa” pretende ajudar mulheres diagnosticadas com cancro da mama que perdem o cabelo com os tratamentos de quimioterapia.
A Unidade de Senologia do Hospital Distrital de Santarém promove há cerca de três anos a doação de lenços e gorros para ajudar mulheres diagnosticadas com cancro da mama que perdem o cabelo com os tratamentos de quimioterapia. “A alopecia é ainda um estigma para a mulher e embora seja o menor dos males da quimioterapia, em termos de efeitos secundários é o pior drama emocional”, refere Madalena Nogueira, coordenadora da Unidade de Senologia do Hospital Distrital de Santarém e uma das dinamizadoras do projecto “Cancrosa”.
Reforçando que todas as pequenas acções fazem diferença quando há um diagnóstico de cancro da mama, a responsável defende que a dádiva de lenços e gorros é uma mais-valia para as utentes desta unidade, onde existe uma procura cada vez maior. Maria João Cabral, enfermeira coordenadora da Unidade de Senologia, frisa que as doações estão a aumentar, mas também existem cada vez mais pessoas a precisar, sobretudo nesta altura de pandemia em que se agravou a condição económica de muitas utentes.
A “Cancrosa” tem página no Facebook (cancrosadamama), dinamizada por Solange Trindade, utente da Unidade de Senologia. Ali estão mencionados os vários pontos de recolha como a imobiliária Casas do Gótico, em Santarém e em Torres Novas, ou a Academia 100%, em Santarém.
