uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Galeria Neupergama celebra 40 anos  com exposição de Pedro Cabrita Reis 
FOTO – Museu Municipal Carlos Reis Galeria Neupergama, em Torres Novas, assinala 40 anos de existência com exposição do artista plástico Pedro Cabrita Reis

Galeria Neupergama celebra 40 anos  com exposição de Pedro Cabrita Reis 

Espaço cultural de Torres Novas, fundado por José Carlos Cardoso, é agora dirigido pela sua filha, Célia Cardoso Gonçalves.


A Galeria Neupergama, em Torres Novas, celebrou 40 anos no dia 8 de Dezembro, data que começou a ser assinalada com a inauguração da exposição “Cabrita”, do artista plástico Pedro Cabrita Reis, a 4 de Dezembro. A mostra vai estar em exibição até 10 de Abril de 2021 em dois espaços da cidade de Torres Novas, uma parte na Galeria e outra no Museu Municipal Carlos Reis (MMCR).
Célia Cardoso Gonçalves, responsável há ano e meio pela galeria criada na década de 1960 pelo seu pai, José Carlos Cardoso, disse à Lusa que nos dois espaços vai estar patente “uma mostra bastante significativa daquilo que é o trabalho do Pedro Cabrita Reis”.
Na galeria estarão 11 paisagens sobre tela e três desenhos a tinta-da-china sobre papel, além de uns “miminhos especiais” que o artista fez para a galeria no dia da montagem, disse Célia Gonçalves, adiantando que, no MMCR, Pedro Cabrita Reis “quis intervir” na sala de arte sacra com três esculturas em bronze e, na sala de exposições temporárias, expôs várias faianças brancas da sua autoria.
Pedro Cabrita Reis disse à Lusa que se sentiu “bastante honrado” com o convite feito pela Neupergama, galeria que “tem uma história antiga”, que remonta aos anos 60, “e com um historial notável, com artistas que foram fundamentais para perceber a história contemporânea portuguesa nos anos 60 e 70”.
Célia Gonçalves salientou que, não sendo usual, numa cidade do interior, ter uma exposição da magnitude da que foi agora inaugurada, este “não é um caso raro em relação à Neupergama”.
“Agora, a dimensão do [escultor] Pedro [Cabrita Reis] é que extravasa tudo. Enquanto artista é algo de extraordinário, mais ainda, não só ter acedido a vir à galeria, como ter tido a vontade, que foi dele, de extravasar a exposição também para o espaço do museu”, disse, salientado que o artista “já se sente em casa, não só na Neupergama como em Torres Novas”.

Galeria Neupergama celebra 40 anos  com exposição de Pedro Cabrita Reis 

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido