uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Olímpicos brasileiros equilibram contas da Desmor
Atletas olímpicos brasileiros estagiaram durante alguns meses em Rio Maior

Olímpicos brasileiros equilibram contas da Desmor

Delegação estagiou durante alguns meses em Rio Maior e salvou os resultados de 2020 da empresa municipal que gere o complexo desportivo.

O estágio de atletas olímpicos brasileiros no centro de estágios de Rio Maior permitiu à empresa municipal Desmor equilibrar as contas de 2020 e mitigar as consequências do encerramento forçado das instalações desportivas de 11 de Março a 18 de Maio, devido à pandemia de Covid-19. Isso mesmo foi realçado em reunião de câmara durante a discussão e aprovação do orçamento da Desmor para 2021, que tem um valor global de 2,3 milhões de euros.
O orçamento da empresa municipal incorpora uma transferência de 820 mil euros por parte da Câmara de Rio Maior, ao abrigo do habitual contrato-programa anual cujo valor sobe cerca de 160 mil euros em 2021. Um acréscimo resultante da previsível quebra de receitas de exploração, já que o contexto de pandemia condiciona o uso das instalações, obrigando à prática de horários desfasados e intervalos para desinfecção entre utilizações. O documento prevê uma redução média de 15% em número de utilizadores e horas de utilização nas instalações da Desmor em 2021, bem como uma quebra de 15% das receitas operacionais anuais resultantes da prática de preços sociais.
Em 2020 a quebra do número de utilizadores nas instalações desportivas da Desmor foi também acentuada. O plano de actividades previa um número a rondar as 301 mil utilizações, mas o ano deve fechar com um valor de cerca de 191 mil. As horas de utilização dos equipamentos devem sofrer uma redução na ordem dos 28%. Mesmo assim, os resultados de 2020 do Centro de Estágios devem ter valores semelhantes aos de 2019, muito graças à estadia de alguns meses da delegação olímpica brasileira.
A administração da Desmor, liderada por Diva Cobra, refere no preâmbulo do orçamento que a retoma da actividade da empresa “tem sido lenta, gradual e nunca na sua plenitude”, embora 2021 seja encarado com algum optimismo, face à existência de alguns indicadores positivos. Entre eles estão a confirmação da realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio e consequente concretização de etapas intermédias de apuramento, bem como os índices de satisfação e confiança dos clientes e utilizadores em geral.
Para 2021, a empresa mantém objectivos estratégicos como os de obter a certificação da Desmor no âmbito da qualidade dos serviços prestados, promover a modernização tecnológica e administrativa, fomentar a segurança e a imagem renovada das instalações desportivas e reforçar as parcerias com instituições públicas e privadas do mercado desportivo.

Olímpicos brasileiros equilibram contas da Desmor

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido