uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Concurso para reabilitar Casa Poeta Ruy Belo

Câmara de Rio Maior vai criar um espaço cultural na casa onde viveu o escritor, em São João da Ribeira.

O executivo da Câmara de Rio Maior aprovou na reunião de 11 de Dezembro, por unanimidade, a abertura do concurso público para a empreitada de reabilitação e conservação da Casa Poeta Ruy Belo, em São João da Ribeira, aldeia natal do escritor falecido em 1978.
Da esquerda à direita, todo o executivo se congratulou com este procedimento, indispensável para a realização das necessárias obras. A intenção é fazer do imóvel um espaço vocacionado para a cultura e turismo literário, dotado de dois quartos destinados, sobretudo, a alojar quem se dedique a trabalhar e investigar a obra do poeta.
O investimento previsto ronda os 300 mil euros, sendo comparticipado pela União Europeia. O presidente da Câmara de Rio Maior, Filipe Santana Dias (PSD), admitiu que a aplicação de um montante dessa ordem pode ser questionado nos tempos que correm, mas havia que aproveitar os fundos comunitários à disposição e não desperdiçar esta oportunidade.
O aproveitamento da casa onde viveu Ruy Belo já vinha sendo falada há muito no seio do executivo, nomeadamente pelo vereador Daniel Pinto (PS) e também pela vereadora Ana Filomena Figueiredo (CDS). Ambos apontaram a necessidade de se definir quanto antes o projecto e modelo de gestão daquele espaço cultural, para que possa ser colocado ao serviço da comunidade assim que as obras estiverem concluídas.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido