uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Novo presidente do Politécnico de Santarém apela ao trabalho em equipa
João Moutão assina a tomada de posse ao lado de Hermínio Martinho

Novo presidente do Politécnico de Santarém apela ao trabalho em equipa

João Moutão tomou posse numa altura em que a academia atingiu o máximo de 1.752 novos alunos em 2020. Um facto realçado no seu discurso, a par do equilíbrio financeiro e do apelo à união da comunidade académica, pois “o futuro colectivo exige entendimentos”.

Edição de 04.01.2021 | Sociedade

O Instituto Politécnico de Santarém bateu este ano o seu recorde de novos alunos, com 1752 novas matrículas, e vai também acabar 2020 sem necessitar de um reforço orçamental por parte do Ministério da Ciência e Ensino Superior, o que também já não acontecia há vários anos.
Esses dados foram destacados por João Moutão durante o seu discurso de tomada de posse como presidente do Instituto Politécnico de Santarém. Uma sessão realizada na tarde de segunda-feira, 14 de Dezembro, no auditório da Escola Superior de Saúde de Santarém, em que Sónia Seixas foi empossada como vice-presidente do IPSantarém e Hermínio Martinho interveio pela primeira vez enquanto novo presidente do Conselho Geral do instituto.
João Moutão referiu que a maior atracção de novos alunos resulta da qualidade do ensino ministrado nas várias escolas e da renovação da oferta formativa que permitiu criar novos cursos, alguns envolvendo várias escolas. A par disso, tem havido um esforço pela consolidação dos centros de investigação. No entanto ainda há muito trabalho a fazer, destacou, nomeadamente ao nível da organização interna, da digitalização dos serviços e do sistema de garantia de qualidade, bem como de ofertas formativas para quem já está no mercado de trabalho.

“Todos são importantes”
Na sua alocução, João Moutão apelou à união da comunidade académica para enfrentar os desafios que vão ter pela frente. Uma mensagem pertinente, tendo em conta que foi a contestação das escolas superiores à anterior presidência do IPSantarém que precipitou a demissão do anterior presidente, José Mira Potes (de que Moutão era vice-presidente), e a realização de eleições antecipadas.
“Se trabalharmos mais em equipa temos todos a ganhar”, apelou João Moutão, referindo que “o futuro colectivo exige entendimentos” e que respeitará de forma igual todas as escolas e seus órgãos dirigentes, assim como toda a comunidade académica. “Todos são importantes”, sublinhou.

Falta alojamento acessível para estudantes
A escassez de alojamento acessível para estudantes em Santarém e Rio Maior foi também reconhecida por João Moutão, que minutos mais tarde ouviria a representante dos estudantes, Mariana Marques, já na sessão solene de abertura do ano lectivo do IPSantarém, pedir soluções para esse problema.
Uma questão para a qual o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD) se mostrou sensível, afirmando-se disponível para realizar parcerias com o Politécnico de Santarém e procurar fontes de financiamento para criar novas residências de estudantes na cidade. O município pretende também continuar a investir na requalificação do espaço desportivo e de lazer da Escola Superior Agrária de Santarém.

À margem

A sessão contou com muitas dezenas de convidados, entre deputados, autarcas, presidentes de outras instituições de ensino superior, os antigos presidentes do IPSantarém e, obviamente, muitos docentes, funcionários e alunos. Houve ainda distinções a alunos e funcionários do instituto que se reformaram e uma evocação de Joaquim Veríssimo Serrão por Mário Mota, primeiro administrador do IPSantarém. Na mesa e na plateia todos de máscara, como impõem as regras de combate à pandemia, excepto para os discursos. Não faltou ainda a música de um trio de jazz e de várias tunas e um Porto de honra. Certamente, já há muito tempo que não se via um ajuntamento assim por aquelas bandas.

Novo presidente do Politécnico de Santarém apela ao trabalho em equipa

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido