uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Projectos de inclusão pelas artes na psiquiatria dá prémio ao Hospital de Santarém
foto DR Projectos de inclusão pelas artes na psiquiatria dá prémio ao Hospital de Santarém

Projectos de inclusão pelas artes na psiquiatria dá prémio ao Hospital de Santarém

OficINa.Com distinguida pelo Prémio BPI “la Caixa” Capacitar.

Os projectos da Psiquiatria do Hospital de Santarém que usam a arte como ferramenta terapêutica para a reabilitação de pessoas com doenças mentais mereceram a distinção do BPI “la Caixa” Capacitar, no valor de 28.670 euros. Os projectos inserem-se na acção OficINa.Com, dinamizada pela Associação r.INseRIR - Oficinas Para Todos E Para Cada Um.
O prémio vai permitir a dinamização de oficinas de arte e a reciclagem de móveis antigos do hospital. Vai também ser usado para aquisição de equipamentos informáticos. A enfermeira especialista e coordenadora do OficINa.Com, Carla Ferreira, realça que o prémio é também importante para dotar o serviço de “um programa de reabilitação cognitiva, uma vez que a doença mental é geradora de défices cognitivos”.
Carla Ferreira explica que “através da utilização de um sistema informático inovador, ‘RehaCom’, será possível os participantes desenvolverem as competências artísticas associadas à reabilitação cognitiva”. “Esta dupla vertente de intervenção num único espaço possibilitará uma intervenção ímpar na capacitação e inclusão da pessoa com doença mental”, acrescenta.
Segundo nota do hospital, “o OficINa.Com surge como desenvolvimento do projeto OficINa, financiado pelo Programa de Responsabilidade Social – Fidelidade Comunidade, no valor de 47.500 euros, que prevê a construção até ao início de 2021 de um novo edifício contíguo ao Serviço de Psiquiatria do HDS. O objetivo é dar respostas de inclusão socioprofissional e a desmistificação da barreira do estigma associado à doença mental”.

Projectos de inclusão pelas artes na psiquiatria dá prémio ao Hospital de Santarém

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido