uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Reconversão do antigo mercado  de Abrantes vai custar 2,7 milhões 
Edifício do antigo mercado municipal de Abrantes, inaugurado em 1933, está desactivado desde Março de 2010

Reconversão do antigo mercado  de Abrantes vai custar 2,7 milhões 

Obra para transformar o edifício num espaço multiusos para eventos. Município espera encontrar até 24 de Fevereiro o melhor projecto, que não pode deixar cair as fachadas principais.


Foi lançado, e decorre até 24 de Fevereiro de 2021, o concurso público internacional para a elaboração de um projecto de reconversão do antigo Mercado Municipal de Abrantes, num espaço multiusos.
Esta é uma tentativa de o município voltar a dar uso ao antigo mercado que se encontra devoluto e degradado, numa “perspectiva da sua reutilização como equipamento de resposta a uma nova realidade”, refere o município em comunicado.
O preço estimado para o desenvolvimento do projecto é de 135 mil euros mais IVA e haverá prémios monetários para os três melhores projectos, sendo que o primeiro é de dez mil euros, o segundo de cinco mil euros e o terceiro de três mil euros. Na construção, a Câmara de Abrantes prevê um investimento de 2,7 milhões de euros.
O município refere que se pretende preservar as fachadas principais do antigo mercado e requalificar a área envolvente a este mercado nomeadamente a entrada no centro histórico da cidade.
O presidente do município, Manuel Valamatos, tem vindo a defender que faz falta na cidade e no concelho um espaço multiusos onde se possam realizar eventos como concertos de música, Feira da Doçaria, o certame de azeite, entre outras iniciativas.

Opção não agrada a comerciantes e cidadãos
O edifício do antigo mercado municipal, inaugurado em 1933, está desactivado desde Março de 2010 quando foi encerrado pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). No anterior mandato chegou a ser pensada a sua demolição pela maioria socialista que governa a autarquia, algo que nunca veio a acontecer devido à contestação popular e forças políticas da oposição.
Em 2015 a Câmara de Abrantes inaugurou um novo mercado municipal, num edifício construído no centro histórico da cidade que custou 1,5 milhões de euros, mas que tal como O MIRANTE tem dado nota não agrada à maioria dos comerciantes da cidade que lá trabalham. Além dos comerciantes, o grupo informal intitulado Amigos do Mercado de Abrantes (na foto) também contesta o projecto e acredita que ainda é possível reverter a decisão do município e voltar a ver o antigo mercado a funcionar como tal.

Reconversão do antigo mercado  de Abrantes vai custar 2,7 milhões 

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido