
Reconversão do antigo mercado de Abrantes vai custar 2,7 milhões
Obra para transformar o edifício num espaço multiusos para eventos. Município espera encontrar até 24 de Fevereiro o melhor projecto, que não pode deixar cair as fachadas principais.
Foi lançado, e decorre até 24 de Fevereiro de 2021, o concurso público internacional para a elaboração de um projecto de reconversão do antigo Mercado Municipal de Abrantes, num espaço multiusos.
Esta é uma tentativa de o município voltar a dar uso ao antigo mercado que se encontra devoluto e degradado, numa “perspectiva da sua reutilização como equipamento de resposta a uma nova realidade”, refere o município em comunicado.
O preço estimado para o desenvolvimento do projecto é de 135 mil euros mais IVA e haverá prémios monetários para os três melhores projectos, sendo que o primeiro é de dez mil euros, o segundo de cinco mil euros e o terceiro de três mil euros. Na construção, a Câmara de Abrantes prevê um investimento de 2,7 milhões de euros.
O município refere que se pretende preservar as fachadas principais do antigo mercado e requalificar a área envolvente a este mercado nomeadamente a entrada no centro histórico da cidade.
O presidente do município, Manuel Valamatos, tem vindo a defender que faz falta na cidade e no concelho um espaço multiusos onde se possam realizar eventos como concertos de música, Feira da Doçaria, o certame de azeite, entre outras iniciativas.
Opção não agrada a comerciantes e cidadãos
O edifício do antigo mercado municipal, inaugurado em 1933, está desactivado desde Março de 2010 quando foi encerrado pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). No anterior mandato chegou a ser pensada a sua demolição pela maioria socialista que governa a autarquia, algo que nunca veio a acontecer devido à contestação popular e forças políticas da oposição.
Em 2015 a Câmara de Abrantes inaugurou um novo mercado municipal, num edifício construído no centro histórico da cidade que custou 1,5 milhões de euros, mas que tal como O MIRANTE tem dado nota não agrada à maioria dos comerciantes da cidade que lá trabalham. Além dos comerciantes, o grupo informal intitulado Amigos do Mercado de Abrantes (na foto) também contesta o projecto e acredita que ainda é possível reverter a decisão do município e voltar a ver o antigo mercado a funcionar como tal.
