uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Muitas espécies são salvas da extinção pelos jardins zoológicos 
Bernardo Eiró abriu a loja Abbi Pets, no Entroncamento, depois de oito anos a viver no Brasil

Muitas espécies são salvas da extinção pelos jardins zoológicos 

Bernardo Eiró trabalha desde a adolescência com animais e abriu este ano a loja Abbi Pets no Entroncamento. Diz que os zoos são as arcas de Noé do mundo em que vivemos.

Bernardo Eiró tem 31 anos tem fascínio por animais desde criança. Na adolescência apanhava o metropolitano em Lisboa e ia para o Jardim Zoológico. Aos 14 anos já era voluntário no Zoo da capital. Fazia um pouco de tudo mas trabalhava sobretudo com golfinhos. Naquela idade sabia que quando crescesse queria trabalhar com animais. Não sabia como mas sabia que haveria de lá chegar. E chegou. Tirou o curso profissional de Gestão Equina na Escola Profissional e Desenvolvimento Rural de Abrantes, em Mouriscas.
Quando tirou o curso foi para os Estados Unidos da América tirar uma formação específica de treino e maneio de animais. A universidade tinha um zoológico e eram os estudantes que tratavam dos animais. Ao mesmo tempo foi voluntário no Zoo de Los Angeles. Foi lá que conheceu a esposa, Aretha Gomes, de nacionalidade brasileira. Um ano depois regressou a Portugal onde tirou um Curso de Especialização Tecnológica (CET) em Cuidados Veterinários, em Santarém. Nesse ano casou e no final desse CET foi viver para Curitiba, Brasil, onde esteve oito anos. “Quis tentar veterinária no Brasil porque lá lidam mais com animais selvagens e exóticos que são os meus preferidos. Acabei por não concluir o curso por ser muito teórico e eu queria o lado prático. Mais tarde formei-me em Biologia”, recorda.
Também trabalhou no zoo de Curitiba e deu aulas de equitação. Abriu uma loja de animais igual àquela que abriu no Entroncamento quando regressou a Portugal em 2019. Na loja do Brasil faziam cerca de 400 banhos e tosquias por mês. O negócio corria muito bem mas depois de nascer o segundo filho optaram por regressar a Portugal. “Se ficasse teria que abrir uma nova loja porque aquela já era pequena e eu sempre quis voltar ao meu país. Além disso, nasceu o meu segundo filho e cá temos mais segurança e melhor qualidade de vida”, explica a O MIRANTE.
Antes de assentar arraiais definitivamente em Portugal ainda esteve uns meses no Dubai a trabalhar com pinguins e um ano na Suíça, onde treinou leões marinhos. Quando chegaram a Portugal foram viver para a casa dos avós de Bernardo, no Entroncamento. Na Chamusca tem uma quinta onde cria alguns animais, nomeadamente cavalos, ovelhas, um porco, um dromedário e lebres da Patagónia. O objectivo é aumentar a produção e poder vender os animais, assim como poder mostrá-los a quem quiser visitá-los. Mas essa é uma ideia ainda embrionária que Bernardo Eiró vai construindo aos poucos.
Durante o dia trabalha na Agromais, na Golegã, e ao final da tarde junta-se à esposa, Aretha Gomes, que tomou as rédeas da Abbi Pets, a loja que inauguraram este ano no Entroncamento. A Abbi Pets vende rações, acessórios e artigos de higiene para animais de estimação. Fazem entregas ao domicílio sem custos acrescidos, tanto no Entroncamento como nos concelhos de Torres Novas, Golegã, Vila Nova da Barquinha e Chamusca.
A loja tem uma grande variedade de produtos disponíveis para cão, gato, coelho, aves e roedores, disponibilizando também ração avulsa para cão, gato e coelho. A Abbi Pets tem tido uma aceitação no mercado muito positiva e a procura tem crescido todos os meses sobretudo com as entregas ao domicílio, que são a principal via de distribuição dos produtos. “Para mim o bem-estar dos animais é muito importante. Sou incapaz de vender alguma coisa a alguém que eu não utilizaria nos meus animais”, realça.
Bernardo Eiró acredita que o mundo está a caminhar para a extinção das espécies e explica que muitas foram salvas da extinção pelos jardins zoológicos. “Há dezenas de espécies que foram salvas e reintroduzidas pelos Zoológicos que são as arcas de Noé. Se acabarmos com eles acabamos com as espécies animais”, sublinha.

Muitas espécies são salvas da extinção pelos jardins zoológicos 

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido