uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Na escolha do candidato do PS em Vila Franca de Xira ganhou a ruptura com a continuidade
Fernando Paulo Ferreira

Na escolha do candidato do PS em Vila Franca de Xira ganhou a ruptura com a continuidade

Fernando Paulo Ferreira ganhou a eleição para candidato socialista à Câmara de Vila Franca de Xira, com um projecto de modernidade. Os militantes da concelhia foram cativados pelas novas ideias, em detrimento da continuidade do trabalho de Alberto Mesquita, personificada pelo seu vice-presidente António Oliveira.

Fernando Paulo Ferreira, o candidato do PS à Câmara da Vila Franca de Xira, escolhido numa eleição interna que pela primeira vez opôs dois militantes, quer agora apresentar propostas modernas nas autárquicas. O jurista de profissão, presidente da assembleia municipal e delfim da ex-presidente do município e coordenadora nacional do PS para as autarquias, Maria da Luz Rosinha, que o apoiou, diz que quer promover uma maior proximidade com a comunidade, agentes empresariais e colectividades. António Oliveira, vice-presidente da câmara e candidato a cabeça-de-lista derrotado, não faz futurologia e diz que está concentrado em trabalhar até ao último dia deste mandato, que ainda tem dez meses.
O jurista obteve 42 votos (81%) face ao rival, António Oliveira, que conseguiu 7 votos. Foram registados 3 votos brancos. O vice-presidente de Alberto Mesquita, que anunciou recentemente não se recandidatar a um terceiro e último mandato, estava convencido que a luta pelo lugar ia ser renhida, mas tinha esperança que pudesse vencer a escolha, jamais esperando uma diferença tão grande de votos. “Em política não há coisas estranhas”, refere a O MIRANTE aceitando os resultados e desejando felicidades ao seu rival.
O candidato do PS às eleições, que devem ocorrer em Outubro, diz que os militantes expressaram a sua tendência “de forma clara” e democrática e que agora começa uma discussão aberta com toda a comunidade para preparar o próximo projecto eleitoral. Fernando Paulo Ferreira diz querer envolver nessa discussão o adversário, os cidadãos e o movimento associativo e cultural do concelho. “É mais um passo que vamos dar no projecto socialista para o concelho”, afirma. António Oliveira já havia dito a O MIRANTE que seria leal ao partido independentemente de quem saísse vencedor.
Fernando Paulo Ferreira, 47 anos, é licenciado em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Tem uma pós-graduação em cidades sustentáveis. Foi advogado entre 2000 e 2002 e entrou na Câmara de Vila Franca de Xira como adjunto da então presidente Maria da Luz Rosinha. Entre 2005 e 2006 foi chefe de gabinete da autarca e entre 2006 e 2013 vereador no município, onde teve entre outras as pastas do ambiente e sustentabilidade, consultadoria jurídica, desenvolvimento social, desporto, educação, associativismo e juventude e serviços municipalizados de água e saneamento. Entre 2013 e 2017 foi vice-presidente da câmara.
Nas últimas autárquicas foi eleito presidente da Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira. Em 2017 voltou a exercer advocacia até ter entrado na Águas do Tejo Atlântico como jurista, em 2018, onde esteve até Outubro de 2019. É, desde essa data, deputado à Assembleia da República, sendo membro efectivo da Comissão Parlamentar de Administração Pública, modernização administrativa, descentralização e poder local; Membro suplente da Comissão de Assuntos Europeus e membro suplente da Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território. É ainda presidente do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Canoagem.

Novos rostos em Alverca e Póvoa

Começam a conhecer-se novidades sobre o futuro dos socialistas em Vila Franca de Xira. Em Vila Franca de Xira deverá voltar a ser João Santos o rosto escolhido para concorrer à junta de freguesia. Já na Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, Jorge Ribeiro está de saída e não se vai recandidatar, dando lugar a Ana Cristina Pereira, actual tesoureira do executivo. Há também novidades em Alverca, com Afonso Costa a dar lugar a Cláudio Lotra, técnico municipal.

Na escolha do candidato do PS em Vila Franca de Xira ganhou a ruptura com a continuidade

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido