uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Requalificação de escolas é uma das prioridades da Câmara do Cartaxo para 2021

Orçamento municipal de 21 milhões de euros foi aprovado com votos contra da oposição.

O orçamento da Câmara do Cartaxo para 2021 é de 21 milhões de euros. Os documentos foram aprovados em sessão camarária pela maioria socialista com os votos contra dos dois vereadores da oposição. O presidente do município, Pedro Magalhães Ribeiro (PS), afirma que a maioria socialista pretende dar continuidade ao caminho de rigor e transparência dos seus mandatos. Para o autarca, este orçamento é o resultado de um trabalho de debate, que tem decorrido nos últimos meses, com os presidentes de junta e autarcas sobre as opções do futuro do concelho.
O autarca considera que um dos pilares deste orçamento é a economia e o emprego destacando o próximo ano como de concretização de investimentos na Zona Industrial do Casal Branco (freguesia de Pontével). Será também um ano para melhorar os acessos e sinalização da Zona Industrial do Cartaxo/Vila Chã de Ourique, assim como regularizar os terrenos do Valleypark e da Zona Industrial da Lapa.
As áreas da educação e juventude também estão em destaque com o lançamento de programa do concurso da Escola Secundária do Cartaxo assim como a requalificação da EB 2,3 de Pontével e da EB 2,3 do Cartaxo. Além disso, o Estado vai abrir uma nova sala de pré-escolar no Cartaxo. “Vamos dar continuidade às requalificações das escolas do primeiro ciclo e jardins-de-infância públicos, com o apoio das juntas de freguesia”, explicou o autarca.
O executivo municipal tem cerca de 750 mil euros estipulados para retomar o plano de requalificação da rede viária do concelho. No entanto, o presidente realça o grau de incerteza em relação a este assunto. “Se formos chamados a dar outro tipo de resposta que não estávamos à espera por causa da pandemia de Covid-19 pode ser que tenhamos que utilizar este dinheiro”, explicou.
Pedro Ribeiro referiu também a intenção de estabilizar o quadro dos bombeiros municipais na carreira que exercem e estabilizar também o comando da corporação. Outra das intenções para 2021 é requalificar o antigo posto da GNR que precisa, “com muita urgência”, de intervenção.

Oposição diz que não há estímulo à economia local
O vereador da oposição, Jorge Gaspar (PSD), considera que o discurso sobre o orçamento é igual desde o início do mandato. Jorge Gaspar e Nuno Nogueira afirmam que este é um orçamento de desistência do PS perante aquilo que possa ser o futuro do concelho do Cartaxo. “Não há um estímulo orçamental à economia local, não há um cêntimo para apoio às empresas, não há um estímulo fiscal às famílias. O Plano Plurianual de Investimentos é pura ficção, não há nada de novo”, criticam.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido