Hospital Vila Franca de Xira entre as referências mundiais de saúde
Unidade renovou acreditação da Joint Commission Internacional mesmo no difícil cenário de combate à pandemia de Covid-19.
O Hospital Vila Franca de Xira volta a estar entre as referências mundiais da saúde e viu renovada este mês de Dezembro a sua acreditação por parte da Joint Commission International, a mais prestigiada entidade acreditadora de saúde independente a nível mundial.
Foi uma auditoria exigente e conseguida no final de um ano muito desafiante para todos os profissionais de saúde do hospital, sendo por isso um reconhecimento que orgulha ainda mais toda a equipa e distingue o empenho, dedicação e competência dos profissionais do hospital.
A acreditação da Joint Commission destaca a qualidade clínica e segurança do doente e, segundo Paulo Neno, líder da equipa da Joint Commission International que realizou a auditoria, o Hospital Vila Franca de Xira “está entre as referências mundiais de saúde em matéria de qualidade clínica e segurança do doente e é um exemplo para Portugal”.
Dos 1.232 padrões de qualidade incluídos e analisados na auditoria, foram considerados em conformidade 1.216, o que se traduz num cenário de “excelente performance”, segundo o mesmo responsável.
A Joint Commission International é a mais prestigiada entidade acreditadora de saúde independente a nível mundial. Para a obtenção deste selo de qualidade e segurança da multinacional norte-americana de auditoria hospitalar são analisados e validados mais de mil parâmetros relacionados com a qualidade e segurança dos cuidados prestados ao doente em todas as áreas de prestação de cuidados clínicos.
A acreditação em saúde é um processo através do qual uma entidade, independente e distinta da instituição de saúde, a avalia para determinar se esta obedece a um determinado conjunto de padrões de excelência, definidos para que as instituições alcancem melhorias na segurança e na qualidade dos cuidados prestados. O Hospital Vila Franca de Xira, recorde-se, tem o selo de qualidade da JCI desde 2014.