Cavaleiro Andante

Mas quem será o pai da criança...
A ProToiro - Federação Portuguesa de Tauromaquia lançou uma campanha contra a intenção do Governo e do PAN de alterar para 18 anos a idade mínima para se assistir a espectáculos tauromáquicos. Segundo a ProToiro, o cartaz colocado em frente à Assembleia da República “procura expor a usurpação da liberdade de escolha e educação dos menores e dos pais”. O Cavaleiro Andante não se manifesta sobre as razões de cada lado mas tem que reconhecer que a ideia da ProToiro está bem esgalhada. Resta saber se António Costa e André Silva não respondem com um sonoro: “Vão chamar pai a outro!”.
Cavaleiro Andante | 05-04-2021


Um bom sinal
O programa de vacinação em lares de Portugal Continental teve início segunda-feira, 4 de Janeiro, no concelho de Mação. Como não podia deixar de ser, uma comitiva, entre governantes e responsáveis de diversos organismos estatais, deslocou-se de Lisboa à província para ficar na fotografia. Quem deve ter ficado contente que se tenham lembrado de Mação para esse momento simbólico foi o presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela (PSD), porque, habitualmente, quando se desloca tanta gente da capital ao seu concelho é sinal de que a floresta está a arder ou já ardeu....
Cavaleiro Andante | 11-01-2021


E que tal um Porto de honra?!
A vacinação contra a Covid-19 na região está a seguir o tradicional modelo do lançamento da primeira pedra das obras públicas. Faz-se uma primeira cerimónia com políticos, discursos e muitos fotógrafos e, depois de gastas as amostras, fica-se à espera uns meses, a ver se chega o resto do material. Enfim, para tudo ser mais igual só falta mesmo um padre a benzer as cerimónias e uma bandeira a tapar cada braço seleccionado para a picadinha!.
Cavaleiro Andante | 10-01-2021


Não há fome que não dê em fartura!
Depois de José Miguel Noras ter lançado a sugestão de atribuir o nome de Bernardo Santareno (pseudónimo literário do médico António Martinho do Rosário) ao Hospital Distrital de Santarém, o PCP agarrou na ideia e apresentou uma recomendação na Assembleia da República nesse sentido. Entretanto, na última sessão da Assembleia Municipal de Santarém, o presidente da câmara, Ricardo Gonçalves (PSD), questionado sobre o assunto, deu a novidade de que tinha surgido outra proposta de nome - oriunda de um grupo de pessoas, entre as quais alguns médicos - para baptizar o hospital. Como diz o povo, não há fome que não dê em fartura. E, como não há duas sem três, o mais provável é que a coisa não fique por aqui….
Cavaleiro Andante | 09-01-2021

Ano novo, vida velha na Ponte da Chamusca
As longas filas de carros na ponte da Chamusca, que liga ao concelho da Golegã, continuam a ser uma dor de cabeça para quem utiliza a travessia por motivos de trabalho, e não só. Na semana passada, o encontro entre dois camiões no meio da ponte, como acontece quase sempre, bloqueou o trânsito por mais de uma hora. Os semáforos que foram colocados em cada uma das extremidades da ponte estão avariados há anos e servem apenas para afixar cartazes a anunciar corridas de toiros. Os autarcas da Chamusca, por lhes ser indiferente, falam pouco do assunto, e muito menos pressionam quem manda. São reuniões atrás de reuniões que só servem para cumprir calendário e “nem novas nem mandadas”. Uma realidade triste para quem precisa da ponte para trabalhar e para quem vive numa região que parece estar cada vez mais fora do mapa dos governantes. E, infelizmente, para males destes não há vacinas à vista....
Cavaleiro Andante | 08-01-2021

A valsa do caracol!
No regresso ao trabalho, depois de infectado com Covid-19, o presidente da câmara do Sardoal, Miguel Borges, visitou as obras de requalificação da escola do Sardoal no dia 30 de Dezembro e, ao entrar na sala de música, não resistiu a pegar num acordeão e a tocar. Pelo tom alegre da música, o Cavaleiro Andante acredita que foi uma forma de celebrar a sua cura porque em relação à escola, cujas obras deviam ter ficado prontas há meses, a música seria outra.
Cavaleiro Andante | 07-01-2021
