uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Santarém pondera candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027
Ricardo Gonçalves e Inês Barroso não fecham a porta a uma possível candidatura de Santarém a Capital Europeia da Cultura

Santarém pondera candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

Informação foi dada na assembleia municipal pelo presidente do município e pela vereadora da cultura.

A Câmara Municipal de Santarém está a avaliar uma possível candidatura para a eleição, em Portugal, da cidade Capital Europeia da Cultura em 2027. A informação foi transmitida durante a sessão da Assembleia Municipal de Santarém de Dezembro pelo presidente do município, Ricardo Gonçalves (PSD), e pela vereadora da Cultura, Inês Barroso (PSD).
O prazo para apresentação de candidaturas decorre até 23 de Novembro de 2021 e pelo menos dez municípios portugueses já manifestaram intenção de entrar na corrida, nomeadamente Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Leiria, Guarda, Oeiras e Viana do Castelo.
A questão foi levantada pelo deputado municipal Carlos Nestal (PS) mas já em anteriores sessões tinham sido apontadas críticas ao facto de o município não ponderar avançar com uma candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027, que decorrerá em simultâneo em Portugal e na Letónia.
“Pelo menos dez cidades portuguesas já apresentaram candidatura, por que não o faz também Santarém? Tem medo da concorrência? Pensa que não tem condições?”, questionou Carlos Nestal, referindo que são investimentos de milhões que poderiam vir para Santarém.
Segundo informação disponibilizada pelo Governo, a candidatura vencedora terá um montante disponível de 25 milhões de euros para investimento, a canalizar através do próximo Quadro Comunitário de Apoio Portugal 2020-2030.
A escolha da cidade vencedora será feita por um júri composto por dez peritos independentes, nomeados por instituições europeias, e para o qual Portugal escolherá dois elementos entre Janeiro e Junho do próximo ano. Em 2023, será anunciada a candidatura vencedora.

Santarém pondera candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido