uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Médio Tejo abre concurso para concessão de transporte de passageiros 

Concurso público tem um valor base de mais de nove milhões de euros e prevê a realização de quatro milhões de quilómetros por ano.

O concurso público para a concessão do serviço público de transporte de passageiros do Médio Tejo foi publicado em Diário da República a 24 de Dezembro e tem um preço base de 9.090.000 euros. O objectivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo é assegurar um sistema de transportes públicos adequado às necessidades da mobilidade das populações e ao volume de recursos públicos disponíveis para o seu financiamento.
A concessão, que terá a duração de quatro anos desde o início da operação, com possibilidade de prorrogação por mais dois, destina-se a serviços inter-regionais, intermunicipais e municipais abrangendo todo o território do Médio Tejo; serviços urbanos de Abrantes e Tomar - no caso de Tomar, para uso exclusivo de viaturas eléctricas ou outras tecnologias limpas - e serviços de transporte escolar especializado.
De acordo com comunicado da CIMT, prevê-se quatro milhões de quilómetros por ano, sendo esta rede complementada por serviços flexíveis, de Transporte a Pedido, que já estão em operação no território e que não são abrangidos no processo de concessão. “A CIM e seus municípios passarão a ter uma intervenção mais directa na gestão do serviço público de transportes”, afirma Miguel Pombeiro, secretário executivo desta CIM, salientando que “a longo prazo pretende-se que a CIM e os municípios acumulem experiência e conhecimento sobre a gestão da rede, de modo a ser possível ajustar e melhorar o planeamento dos serviços de transporte em função das necessidades das populações”. Esta medida surge associada à assunção da competência de Autoridade de Transportes da CIM Médio Tejo e virá substituir os serviços existentes que decorrem de antigas concessões atribuídas pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido