uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Torre Bela, que futuro?

As medidas de minimização e compensação de que o concelho de Azambuja poderá vir a beneficiar, em caso de instalação dos painéis fotovoltaicos, nunca compensarão os danos ambientais futuros promovidos por tal instalação. Serão como um rebuçado para tratar uma infecção respiratória.
Precisamos de uma visão estratégica diferente se quisermos realmente defender a natureza e o nosso habitat. Depois de muito se ter perdido com a cedência de terreno fértil para outros fins, está na hora de travar essa destruição.
Não ignoro as vantagens na captação da energia solar por painéis fotovoltaicos, apesar dos impactos do seu fabrico (uso de metais pesados, etc.) e da dificuldade da sua reciclagem adequada. Defendo, no entanto, que os mesmos devem ser instalados preferencialmente em zonas não agrícolas, desarborizadas, terrenos de exploração mineira desactivados ou fábricas abandonadas, por exemplo, e NUNCA em terreno fértil, agrícola, de reserva natural, atendendo à degradação do solo com perda de habitats (fauna e flora) que tal instalação implica.
A instalação de painéis solares em vastas zonas de terreno implica a limpeza e preparação do solo, resultando na compactação do mesmo, na alteração dos canais de drenagem e consequente aumento da erosão do solo. Também a qualidade do ar será afectada durante a construção, instalação e funcionamento, com a consequente alteração climática/aumento de temperatura e desequilíbrio dos ecossistemas/perda de habitats.
Importa parar para pensar se existe interesse público neste projecto, pensar o que queremos para o nosso concelho, e fazer escolhas. Conforme já li, e é do conhecimento geral:
As árvores captam CO2 durante a fotossíntese, os painéis não; As árvores evitam a erosão do solo, pois as suas raízes fixam as partículas minerais do solo, os painéis não; As árvores promovem a infiltração da água no solo, diminuindo assim a escorrência superficial e a consequente erosão do solo, os painéis não; As árvores têm impacto positivo no clima da região, devolvem à atmosfera parte da água que captam ao nível das raízes, promovendo o aumento da humidade relativa, asseguram o ciclo da água, minimizam as amplitudes térmicas, os painéis não.
Não esquecer que os mesmos painéis terão de ser substituídos passados alguns anos. Como e onde será feita a sua reciclagem? A que preço? Quais os impactos? Esta é uma oportunidade para mudar de rumo!
Ângela Seco

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido