uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Câmara de Santarém continua com antigo quartel da EPC a custo zero
As instalações onde durante décadas esteve a Escola Prática de Cavalaria estão hoje, em parte, ocupadas por diversas entidades e organismos. Mas ainda há muito espaço devoluto

Câmara de Santarém continua com antigo quartel da EPC a custo zero

Município mantém negociações com o Governo para revisão em baixa do valor de 16 milhões de euros acordado em 2011, que considera exagerado.

A Câmara Municipal de Santarém continua sem começar a pagar os 16 milhões de euros pela aquisição do antigo quartel da Escola Prática de Cavalaria (EPC), conforme prevê a escritura assinada com o Estado em 2011. A situação foi lembrada na última sessão da assembleia municipal pelo eleito Francisco Mendes (PS), que referiu que os juros acumulados entretanto são já superiores a 4 milhões de euros, elevando a factura para os 20 milhões de euros.
Na resposta, o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), não se mostrou muito preocupado com o assunto. Reiterou que a autarquia continua a negociar com o Governo a revisão em baixa do valor do negócio e que os juros previstos “não estão a vencer” e isso é do conhecimento da Inspecção Geral de Finanças.
Recorde-se que a Câmara de Santarém, ainda no tempo de Moita Flores como presidente do município, negociou a compra do antigo complexo militar no centro da cidade por 16 milhões de euros, que deveriam ser liquidados em 72 prestações mensais (nove anos). As prestações deviam começar a ser pagas em Janeiro de 2015, mas a Câmara de Santarém, pediu um prolongamento do período de carência de mais três anos (entretanto esgotado) e tem tentado renegociar com o Governo os termos contratuais.
Na antiga EPC, na posse da autarquia há já alguns anos, têm sido instalados os mais diversos serviços públicos e privados como tribunais, a Startup Santarém, serviços autárquicos, sala da assembleia municipal, Cruz Vermelha e outros. É ainda nesse antigo complexo militar que o Rugby Clube de Santarém construiu o seu campo de jogos.
A Câmara de Santarém tem também ocupado graciosamente o antigo presídio militar, tendo havido negociações com o Governo para o incluir no negócio da antiga EPC ou para o seu arrendamento, mas até agora infrutíferas.

Câmara de Santarém continua com antigo quartel da EPC a custo zero

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido