uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Humberto Morgado  é o novo comandante  dos Bombeiros de Tomar  
foto DR Humberto Morgado

Humberto Morgado  é o novo comandante  dos Bombeiros de Tomar  

Apresentação decorreu a 2 de Janeiro e contou com a presença da presidente do município, Anabela Freitas.



Polémicas à parte, já foi apresentado o novo comandante dos Bombeiros Municipais de Tomar, Humberto Morgado, depois da surpreendente saída de Carlos Gonçalves, que esteve ao serviço da corporação mais de cinco anos.
Humberto Morgado, ex-sub-chefe dos Bombeiros Sapadores de Leiria, tendo também passado pelas corporações de Santarém e Abrantes, foi o protagonista de uma cerimónia de apresentação, que decorreu no dia 2 de Janeiro, onde também estiveram presentes Anabela Freitas, presidente da Câmara de Tomar, e David Lobato, Comandante Distrital de Operações de Socorro de Santarém. No curriculum de Humberto Morgado estão ainda passagens pelos Institutos Politécnicos de Castelo Branco e Leiria, onde se formou em Engenharia de Protecção Civil.
Na cerimónia, o novo comandante afirmou que tem como objectivos prioritários o aumento do efectivo, a abertura de uma recruta de bombeiros sapadores e voluntários, e cursos de reciclagem para quem já está integrado na carreira de bombeiro sapador. Humberto Morgado salientou ainda ser necessária a aquisição de mais equipamentos de protecção individual e veículos, e realizar uma reestruturação do VUCI – Veículo Urbano de Combate a Incêndios. Conclui o seu discurso afirmando que “o mais importante nas corporações de bombeiros são os seus elementos, por isso conto convosco, com a vossa dedicação e resiliência para que a mudança seja uma realidade”.

POLÉMICA NA SAÍDA DE CARLOS GONÇALVES
As recentes movimentações no corpo dos Bombeiros de Tomar têm gerado controvérsia entre a classe política do concelho, com várias trocas de galhardetes. Recorde-se que o PSD (Partido Social-Democrata) de Tomar, em comunicado, sugeriu que a saída do antigo comandante se deveu ao facto de Anabela Freitas ter ignorado o mau ambiente que tem existido na corporação e que estará na origem da saída de um elevado número de bombeiros.
Os socialistas, que gerem o município, responderam que o PSD revela desconhecer a realidade, acusando os social-democratas de falta de memória em relação aos problemas que aconteceram nos bombeiros durante os anos da sua gestão camarária.
Anabela Freitas, que já tinha colocado uma pedra sobre o assunto garantindo a O MIRANTE que a saída de Carlos Gonçalves se deveu à necessidade de haver mudanças na chefia das organizações municipais, voltou a elogiar o antigo comandante nesta cerimónia. “O Carlos deu o seu melhor durante cinco anos”, sublinhou. Segundo referiu a autarca ao nosso jornal, o ex-comandante vai continuar a trabalhar no município, provavelmente no sector financeiro ou na fiscalização de obras.

Humberto Morgado  é o novo comandante  dos Bombeiros de Tomar  

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido