uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Uma proposta de intervenção para melhorar  o jardim de São Vicente do Paúl
foto DR

Uma proposta de intervenção para melhorar  o jardim de São Vicente do Paúl


O meu nome é Duarte Franco da Rosa e sou finalista do curso de Arquitetura na FA-ULisboa, bolseiro de mérito e estou neste momento a viver em Santarém.
Há alguns anos que tenho vindo a reparar no jardim que está entre o Pavilhão Gimnodesportivo Ricardo Costa, a casa de convívio de São Vicente do Paúl e a escola básica da Tojosa e creio que, embora bem localizado e com qualidades no que diz respeito ao seu desenho, é um projecto inacabado e em certa medida inóspito e que falha em sustentar certas dinâmicas que poderiam valorizar a zona.
Nesse sentido, tomei a liberdade e iniciativa de pensar numa pequena intervenção que faria toda a diferença e que parte da sugestão de um espaço que parece ser planeado pela materialidade distinta no pavimento do parque mas que peca por falta de sombreamento e definição tridimensional de espaço.
A minha proposta é simplesmente uma pérgola metálica (removível) desenhada um pouco à imagem de uma acrópole grega, que é, do ponto de vista territorial e pela concentração de equipamentos, como se pode denominar aquele pólo que se constitui.
A vantagem do desenho consiste na flexibilidade que esta apresenta relativamente à sua utilização, desde actividades lúdicas a, pontualmente, comerciais valorizando potenciais negócios locais e, sobretudo, completar a imagem do jardim com um elemento permeável e não intrusivo que permite inclusivamente que a natureza o habite, como mostram as imagens.
Embora saiba que não é a melhor altura para realizar obras públicas, penso que é algo que valoriza, com elegância, o espaço em causa, mediante uma intervenção com simplicidade informada mas acrescendo complexidade na vivência deste espaço público que, para todos os efeitos, tem o potencial de constituir um fórum de encontro comunitário.
Agradeço desde já a vossa atenção e aguardo qualquer tipo de resposta, ressalvando que vou disponibilizar os elementos gráficos representativos desta proposta, anexados a este mail, no meu portefólio digital.
Duarte Franco da Rosa (Arquiteto)

Uma proposta de intervenção para melhorar  o jardim de São Vicente do Paúl

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido