uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
É inadiável  o investimento na ferrovia

É inadiável  o investimento na ferrovia

É inaceitável que tenha desaparecido das intenções do Governo a requalificação e alteração do traçado da linha férrea do Norte, entre Vale de Santarém e o Entroncamento. O investimento nestes quarenta quilómetros de via estava planeado desde o início de 2019. A exclusão pura e simples de planos de investimentos na ferrovia no nosso distrito evidencia o reiterado desprezo dos governantes pela nossa região.


A mitigação das alterações climáticas exige uma redução da emissão de gases de efeito de estufa (GEE), com descarbonização rápida da economia. Dados oficiais revelam que Portugal ainda se encontra a 23% de distância do seu objectivo de redução de GEE para 2030.
Ora, sabe-se que os transportes são responsáveis pela emissão de uma importante fatia destas emissões. Segundo a Agência Europeia do Ambiente, “os automóveis, as furgonetas, os camiões e os autocarros produzem mais de 70% das emissões globais de gases com efeito de estufa provenientes dos transportes”. Daí a necessidade e a premência de alterar o ordenamento do território, relocalizando actividades económicas e reduzindo deslocações. E a necessidade de alterar o modo como nos deslocamos, privilegiando transportes colectivos menos poluidores, como o transporte ferroviário.
Hoje, estas conclusões são quase do senso comum. Valem muito particularmente para a nossa região, onde na órbita da Grande Lisboa vive quase meio milhão de pessoas. Da Lezíria e do Médio Tejo, milhares de ribatejanos deslocam-se para trabalhar na capital e em zonas periféricas, em movimentos pendulares diários. Segundo O MIRANTE só em 2019, com a aplicação do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), “ a procura do transporte ferroviário no Médio Tejo cresceu mais de 40% e a venda de títulos ocasionais subiu 43%”.
Neste contexto, às considerações de ordem ambiental acrescem as legítimas exigências de um sistema de transportes públicos que garanta acessibilidade, segurança e conforto. Um sistema de transportes públicos que é, aliás, um imperativo constitucional.
Por todas as razões, para a nossa região é essencial a promoção do transporte ferroviário, assegurando circulações frequentes, a baixo preço, suportadas numa infraestrutura ferroviária funcional e moderna.
A esta luz é inaceitável que tenha desaparecido das intenções do Governo a requalificação e alteração do traçado da Linha férrea do Norte, entre Vale de Santarém e o Entroncamento. O investimento nestes quarenta quilómetros de via estava planeado desde o início de 2019. Também é incompreensível que a estação ferroviária do Entroncamento continue anacrónica, sem modernização à vista. Ainda que seja a estação que mais passageiros movimenta, fora dos grandes centros urbanos nacionais. Percebe-se bem a frustração que o cancelamento deste investimento estruturante provoca nas populações e nos autarcas.
É certo que, segundo levantamento do jornal Público, também no plano nacional os investimentos na ferrovia estão muito longe de cumprir o plano fixado: só 5% dos quilómetros previstos no Ferrovia 2020 estão concluídos. Mas a exclusão pura e simples de planos de investimentos na ferrovia no nosso distrito evidencia o reiterado desprezo dos governantes pela nossa região.
Carlos Matias.

É inadiável  o investimento na ferrovia

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido