uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Ana Gomes irrita socialistas de Azambuja ao dizer que é contra  as touradas 

Socialistas de Azambuja que acompanharam Ana Gomes na visita a Azambuja retiraram-lhe o apoio depois de a candidata presidencial dizer que as touradas são “espectáculos bárbaros e degradantes”.


As mais recentes declarações de Ana Gomes sobre a cultura tauromáquica, agitaram as águas em Azambuja e levaram vários militantes e autarcas eleitos pelo Partido Socialista a virar-lhe as costas. A candidata a Presidente da República afirmou, num vídeo publicado pelo PAN, que é contra as touradas e “todos os espectáculos bárbaros e degradantes que infligem sofrimento a animais”.
A presidente da Junta de Azambuja, Inês Louro, foi uma das primeiras socialistas a pronunciar-se publicamente e a retirar o seu apoio à candidata, “após ter tido conhecimento destas declarações”. A autarca diz sentir-se “enganada” por Ana Gomes, uma vez que numa conferência organizada pelas Mulheres Socialistas da Federação da Área Urbana de Lisboa, disse que “não gostava de touradas, mas respeitava as tradições”.
Para que não restem dúvidas sobre a sua opinião, Ana Gomes lembra ainda que enquanto deputada no Parlamento Europeu votou sempre contra o financiamento de touradas. E que uma coisa são as touradas e outra “é zelarmos pela preservação da raça dos touros”.
As declarações tiveram repercussões ainda mais elevadas, levando dois dos seus mandatários de campanha a abandonar funções. Foram eles o socialista e azambujense José Braz, e o presidente da Juventude Socialista de Azambuja, Gonçalo Ferreira, que dias antes tinham acompanhado Ana Gomes durante uma visita de campanha eleitoral em Azambuja. Entretanto o jovem socialista apagou as fotografias onde aparecia ao seu lado, a apoiá-la.
Embora não tenha o apoio oficial do Partido Socialista, Ana Gomes, tem-se rodeado de figuras nacionais e locais do PS que timidamente se vão revelando e assumindo como seus apoiantes. Por outro lado, o PAN oficializou, em Outubro, o seu apoio à candidata.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido