uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Empreendimento turístico previsto  para a antiga Raret nunca saiu do papel
Para o local, em Glória do Ribatejo, estava previsto a construção de um hotel, um campo de golfe e vários loteamentos para construção

Empreendimento turístico previsto  para a antiga Raret nunca saiu do papel

Investimento previa construção de centenas de lotes de pequenas quintas e bairro com 70 vivendas geminadas. Empresa promotora faliu e propriedade ficou nas mãos dos credores.


O empreendimento habitacional e turístico de grandes dimensões que estava previsto nascer nos terrenos da Raret, uma rádio americana do tempo da Guerra Fria localizada em Glória do Ribatejo, concelho do Salvaterra de Magos, nunca saiu do papel. O projecto chegou a ser objecto de um plano de pormenor em articulação entre o município de Salvaterra de Magos e um grupo de promotores, que tencionava construir um hotel, um campo de golfe e vários loteamentos para construção de média dimensão.
Em 2018 a sociedade proprietária da Herdade Nossa Senhora da Glória entrou em insolvência. Actualmente faz parte de um Fundo que é composto por credores. Segundo O MIRANTE apurou, os credores estão à espera de uma oportunidade para alienar os bens.
Contactado por O MIRANTE, o presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, Hélder Esménio, explicou que houve um esforço do município para criar o plano de pormenor de modo a permitir investimento nos terrenos da antiga Raret mas os proprietários não estão muito virados para investir. “Tenho esperança que aquela propriedade ainda venha a acrescentar algum valor à Glória do Ribatejo. Para isso é preciso vontade de investir por parte dos proprietários”, referiu o autarca.
No projecto inicial estavam contemplados 233 lotes de pequenas quintas, um bairro com 70 vivendas geminadas, alguns edifícios de pequena volumetria, bem como um hotel e uma academia de golfe. O grupo de promotores criou a empresa “Herdade Nossa Senhora da Glória”.
A Rádio Europa Livre foi instalada na Glória do Ribatejo nos anos 50 do século passado e foi uma das rádios americanas que utilizava emissões de onda curta para divulgar a propaganda norte-americana no bloco soviético no contexto da Guerra Fria. Gerido por norte-americanos, o complexo, denominado Raret, ficou conhecido na região, com forte implantação comunista, como a “Voz da América” e contribuiu em muito para o desenvolvimento da freguesia, já que deu emprego a muitos residentes.

Raret fechou
no fim do século XX
A queda do Muro de Berlim, em 1989, e o desmembramento da União Soviética ditaram o fim das transmissões de rádio e esvaziaram de sentido as suas funções e a 1 de Fevereiro de 1999 a Raret fechou portas. Com as poderosas antenas retransmitia-se em onda curta a programação produzida na Alemanha para terras russas, polacas, búlgaras, checas, romenas e outras. E os operadores de radiodifusão portugueses a maior parte das vezes nem sabiam o que estavam a pôr no ar.
Com o abandono do espaço pelos norte-americanos o terreno foi entregue aos CTT, que depois o venderam a um grupo de promotores imobiliários que pretendia requalificar e transformar o espaço num grande condomínio privado. Depois do encerramento da Raret, a maior parte da documentação perdeu-se ou foi levada, com a saída dos administradores americanos, de Portugal.

Série para a Netflix recorda os tempos áureos da Raret

O antigo centro retransmissor da Raret, que colocava no ar a rádio Free Europe (Europa Livre) nos tempos da Guerra Fria, é já uma memória distante para muitos mas pode em breve ser refrescada graças a uma série portuguesa gravada para a plafatorma Netflix. O antigo complexo norte-americano, situado numa herdade abandonada há muitos anos, é um dos cenários ficcionais da série “Glória”, um ‘thriller’ passado durante a Guerra Fria, que está a ser gravado no Ribatejo e em Lisboa.

Empreendimento turístico previsto  para a antiga Raret nunca saiu do papel

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido