
Projecto para prevenir delinquência juvenil vai continuar no bairro de Povos
Município vai celebrar novo protocolo com o Ministério da Administração Interna para manter iniciativa nesse bairro de Vila Franca de Xira.
A Câmara de Vila Franca de Xira vai rubricar pela terceira vez consecutiva um Contrato Local de Segurança com o Ministério da Administração Interna (MAI) visando manter em funcionamento no Bairro de Povos em 2021 o projecto Poder Escolher. É um programa que tem como objectivo reduzir as vulnerabilidades sociais, a prevenção da delinquência juvenil e a eliminação dos factores criminógenos.
O programa tem sido implementado no terreno pela Associação para a Promoção da Saúde e Desenvolvimento Comunitário (APSDC). O protocolo foi aprovado por unanimidade na última reunião do executivo camarário. Segundo o município, a experiência e avaliação dos dois protocolos anteriores são “muito positivas”, com os resultados de integração de jovens a superar os objectivos estabelecidos.
Antes do actual programa Poder Escolher o bairro de Povos já tinha em curso há vários anos um outro programa semelhante de integração social, o programa Escolhas. Prevenir a exclusão social é outro dos objectivos do programa que vai ter continuidade naquele bairro.
Para 2021 as acções do programa vão centrar-se nas crianças e jovens no que diz respeito à promoção do sucesso escolar, competências pessoais e sociais e na participação activa na comunidade, com um reforço da consciencialização dos seus direitos e deveres para uma cidadania activa.
A concretização do projecto vai ter um custo global de 87.898 euros, que serão disponibilizados pelo MAI e pela câmara municipal. Ao município caberá o pagamento de uma verba a rondar os 36.360 euros, referentes aos custos com as retribuições dos trabalhadores e aquisição de bens e serviços afectos ao centro comunitário de Povos, onde decorre o projecto. O concelho de Vila Franca de Xira foi um dos 10 concelhos do país que beneficiou da nova geração destes Contratos Locais de Segurança.
