uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Projecto para prevenir delinquência juvenil  vai continuar no bairro de Povos
Projecto desenvolve acções e iniciativas destinadas às crianças e jovens do bairro de Povos

Projecto para prevenir delinquência juvenil  vai continuar no bairro de Povos

Município vai celebrar novo protocolo com o Ministério da Administração Interna para manter iniciativa nesse bairro de Vila Franca de Xira.


A Câmara de Vila Franca de Xira vai rubricar pela terceira vez consecutiva um Contrato Local de Segurança com o Ministério da Administração Interna (MAI) visando manter em funcionamento no Bairro de Povos em 2021 o projecto Poder Escolher. É um programa que tem como objectivo reduzir as vulnerabilidades sociais, a prevenção da delinquência juvenil e a eliminação dos factores criminógenos.
O programa tem sido implementado no terreno pela Associação para a Promoção da Saúde e Desenvolvimento Comunitário (APSDC). O protocolo foi aprovado por unanimidade na última reunião do executivo camarário. Segundo o município, a experiência e avaliação dos dois protocolos anteriores são “muito positivas”, com os resultados de integração de jovens a superar os objectivos estabelecidos.
Antes do actual programa Poder Escolher o bairro de Povos já tinha em curso há vários anos um outro programa semelhante de integração social, o programa Escolhas. Prevenir a exclusão social é outro dos objectivos do programa que vai ter continuidade naquele bairro.
Para 2021 as acções do programa vão centrar-se nas crianças e jovens no que diz respeito à promoção do sucesso escolar, competências pessoais e sociais e na participação activa na comunidade, com um reforço da consciencialização dos seus direitos e deveres para uma cidadania activa.
A concretização do projecto vai ter um custo global de 87.898 euros, que serão disponibilizados pelo MAI e pela câmara municipal. Ao município caberá o pagamento de uma verba a rondar os 36.360 euros, referentes aos custos com as retribuições dos trabalhadores e aquisição de bens e serviços afectos ao centro comunitário de Povos, onde decorre o projecto. O concelho de Vila Franca de Xira foi um dos 10 concelhos do país que beneficiou da nova geração destes Contratos Locais de Segurança.

Projecto para prevenir delinquência juvenil  vai continuar no bairro de Povos

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido