uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Voto de pesar em Abrantes pelo falecimento de José Diniz

A Câmara de Abrantes aprovou um voto de pesar pelo falecimento do antigo encarregado de bibliotecas itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian, José Diniz, enaltecendo a sua dedicação à “celebração da cultura e promoção da leitura”. O presidente do município, Manuel Valamatos, anunciou ainda que, como forma de homenagem, está a ser ponderado atribuir o seu nome à Biblioteca Itinerante de Abrantes.
No documento, o executivo municipal “expressa sentidas condolências e homenageia a figura ímpar, um leitor livre e um homem que sempre soube honrar a sua cidade e cultivar as suas gentes”.
O voto de pesar realça ainda que além do contributo de José Diniz “no combate à ditadura, na política e no tecido associativo abrantino”, o trabalho que desempenhou durante mais de 30 anos na biblioteca itinerante, tornou-o numa figura de referência nos concelhos de Abrantes, Sardoal, Mação, Vila de Rei, Ponte de Sor, Gavião e Constância.
Natural de Abrantes, José Diniz faleceu a 11 de Janeiro em Coimbra, aos 87 anos. Foi dentista, mas foi a conduzir a carrinha 32 da Gulbenkian que ficou conhecido como o mediador que orientava crianças e adultos na descoberta da cultura, artes e ciências, através da leitura.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido