Constância aposta na requalificação da zona ribeirinha
Autarquia manifestou a intenção de concorrer à classificação e construção de uma praia fluvial na margem esquerda do rio Zêzere.
A Assembleia Municipal de Constância aprovou um orçamento de 7,4 milhões de euros para 2021, um aumento de 300 mil euros relativamente a 2020, sendo um dos objectivos a conclusão da requalificação da zona ribeirinha da vila, anunciou a autarquia.
Em comunicado, o presidente da Câmara de Constância, o socialista Sérgio Oliveira, refere que este município “é um dos que tem uma das melhores taxas de execução dos fundos comunitários na região” e que, “com financiamento comunitário, falta apenas terminar a intervenção na zona ribeirinha da vila”, um investimento na ordem dos 300 mil euros aprovado no âmbito do PARU - Regeneração Urbana, e que a autarquia quer concluir este ano.
“Tendo surgido a possibilidade de um reforço financeiro para esta empreitada, o orçamento apresenta um valor de 100 mil euros para a substituição integral de todo o pavimento desta zona nobre da vila”, lê-se no comunicado.
Sérgio Oliveira anunciou ainda a intenção de concorrer à classificação e construção de uma praia fluvial na margem esquerda do rio Zêzere. Nesse sentido, adiantou, “durante o Verão de 2020 foram realizadas análises periódicas às águas do Rio Zêzere com vista à sua classificação como águas balneares”, sendo este “o primeiro passo a dar para a futura Praia Fluvial do Zêzere”, afirmou.
Relativamente às Grandes Opções do Plano (GOP) para 2021, documento aprovado pela maioria PS com seis abstenções da CDU e do MIC (Movimento Independentes por Constância), Sérgio Oliveira assegurou que o “desenvolvimento do projecto para um novo espaço do Museu dos Rios e das Artes Marítimas, a construir junto às ruínas existentes ao lado do Jardim Horto de Camões, será também “uma realidade em 2021”.
A requalificação da Rua Principal na Aldeia de Santa Margarida da Coutada, uma intervenção que passará pela substituição da conduta de água, repavimentação e construção de passeios pedonais, será outro dos projectos a executar, a par da “melhoria das condições de acesso ao Centro Escolar de Montalvo”, freguesia onde “dar-se-á início aos procedimentos com vista à expansão da Zona Industrial”.