Parque ribeirinho da Póvoa de Santa Iria ficou mais barato que o previsto
Conta final apresentou trabalhos a menos num valor superior a 109 mil euros. Parque ribeirinho Moinhos da Póvoa foi inaugurado a 14 de Julho de 2018.
A conta final da construção do Parque Ribeirinho Moinhos da Póvoa e Ciclovia do Tejo, um espaço de recreio e lazer na Póvoa de Santa Iria com 23 mil metros quadrados e uma via pedonal e ciclável com dois quilómetros de extensão, saiu mais barata que o previsto.
A factura dos trabalhos foi aprovada na última reunião do executivo camarário de Vila Franca de Xira e dá conta de trabalhos a menos na ordem dos 109.381 euros, ficando o custo final da obra situado nos dois milhões e 53 mil euros. Um valor abaixo do custo inicial de adjudicação, que foi de dois milhões e 143 mil euros.
O Parque Ribeirinho Moinhos da Póvoa e Ciclovia do Tejo foi inaugurado a 14 de Julho de 2018 e ainda aguarda pela futura ligação entre o concelho de Vila Franca de Xira e o Parque das Nações, em Lisboa. O caminho pedonal da Póvoa, à beira rio, atinge agora o limite sul do concelho, fazendo a ligação ao vizinho concelho de Loures, onde a continuidade da obra estará a cargo daquele município.
O parque, recorde-se, está equipado com estruturas desportivas para a prática de fitness, dois tanques de maré para aprendizagem de canoagem e vela, o edifício sede da Secção Náutica do União Atlético Povoense, um hangar para as embarcações, cais e 36 lugares de estacionamento. Destaca-se ainda a existência de lugares de estacionamento para utentes com mobilidade reduzida e a adaptação das estruturas desportivas aos mesmos.
A frente ribeirinha de Vila Franca de Xira conta já com um total de 12 quilómetros de extensão requalificada, dos 22 quilómetros totais do concelho, onde se incluem estruturas como o Parque Urbano Ribeirinho de Alhandra, o Caminho Ribeirinho entre Alhandra e Vila Franca de Xira, o Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo e o Parque Ribeirinho Moinhos da Póvoa e Ciclovia do Tejo. Em curso está o avanço do passeio ribeirinho de Alverca, que vai unir o Forte da Casa ao Sobralinho.