uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Autarcas de VFX não querem aeroporto em Alverca 
Eleitos municipais querem pistas de Alverca a serem usadas apenas pela OGMA e nunca como aeroporto alternativo à Portela

Autarcas de VFX não querem aeroporto em Alverca 

Eleitos da Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira criticam impactos negativos que um aeroporto em Alverca podia trazer para o concelho. Presidente da câmara também não quer aeroporto na cidade e diz que ainda não se esqueceu das promessas da Ota.

Os eleitos da Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira voltaram a manifestar, na última semana, a sua oposição à instalação de um aeroporto alternativo à Portela nas pistas de Alverca por considerarem que será uma solução ambientalmente prejudicial para os moradores e ecossistemas da Reserva Natural do Estuário do Tejo.
Uma preocupação assumida também pela Comissão de Ambiente, Economia e Desenvolvimento Sustentável da assembleia municipal, que apresentou na última semana o seu relatório face ao impacto do futuro aeroporto nas acessibilidades no concelho.
Hélder Careto, coordenador da comissão, avisa que será “de toda a relevância” que o município apresente ideias “claras e firmes” sobre o novo aeroporto e pugne por soluções que melhor promovam o desenvolvimento do concelho.
“Nunca defendemos que a solução Portela+1 passasse por Alverca porque também comungamos da opinião de que trará impactos ambientais, incluindo ruído. Tecnicamente não posso dizer que Montijo é a melhor solução e Alcochete também precisa de uma intervenção grande por causa da remoção do material existente no campo de tiro. A nossa perda foi o projecto Ota não ter avançado”, afirmou Alberto Mesquita, presidente da câmara, confirmando uma oposição ao projecto que já manifestara noutros momentos.
Para António Martins, ex-CDS, um aeroporto em Alverca traria poluição, ruído e outros perigos. “O Governo conduz este processo há cinco anos de forma trapalhona e irresponsável”, criticou. Já João Fernandes, do Bloco de Esquerda, considera que uma solução que mantenha um aeroporto dentro de uma cidade não é uma solução viável.
Sem dúvidas está também a bancada da CDU, com Joana Bonita a considerar que a melhor solução será Alcochete e nunca Alverca. Do lado da Coligação Mais, liderada pelo PSD, David Ferreira lamenta que com um aeroporto em Alcochete o concelho vilafranquense não consiga potenciar uma verdadeira estratégia de desenvolvimento local. Até porque aquela força política sempre tem defendido a aeronáutica no concelho como um dos pontos a explorar positivamente.
Por fim, Adélia Gominho do PAN, avisa que com ou sem aeroporto no seu território Vila Franca de Xira será sempre impactada pelas acessibilidades à nova estrutura e acabará por sofrer com isso.

Autarcas de VFX não querem aeroporto em Alverca 

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido