uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Casa Memorial Humberto Delgado vai finalmente ter obras 
A gestão da casa onde nasceu Humberto Delgado passou para as mãos da Câmara de Torres Novas em 2018

Casa Memorial Humberto Delgado vai finalmente ter obras 

Candidatura da Câmara de Torres Novas a fundos comunitários foi aprovada. Edifício no Boquilobo vai ser transformado num centro de estudos sobre o republicanismo e oposição à ditadura.

A Casa Memorial Humberto Delgado, no Boquilobo, concelho de Torres Novas, vai ser transformada num centro de estudos sobre o republicanismo e oposição à ditadura, com apoio de fundos comunitários, num investimento de 136.577 euros.
Em comunicado, a Câmara de Torres Novas refere que a candidatura do município ao Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020, com o objectivo de intervir na casa onde nasceu o general Humberto Delgado, foi aprovada, permitindo assim transformar a Casa Memorial num centro de estudos sobre o republicanismo e oposição à ditadura.
“As intervenções no espaço irão focar-se na recuperação e beneficiação do edificado, reparação das deficiências e debilidades, em respeito integral pelos materiais e técnicas utilizadas na sua construção, e adaptação de condições de acessibilidade a visitantes com diferentes condicionalismos, nomeadamente de mobilidade, mas também disponibilizando conteúdos adaptados para cidadãos cegos”, descreve a autarquia.
O edifício, encerrado ao público desde 2018, irá contar o percurso de vida de Humberto Delgado, com um espaço para a realização de uma exposição temporária anual, uma recepção com biblioteca e um espaço de estudo e consulta (integrado em rede com o catálogo colectivo da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, acessível online).
O município assumiu em 2018 a gestão da Casa Memorial, até então gerida pela direcção do Museu Agrícola de Riachos. O objectivo, afirmou Pedro Ferreira, presidente da Câmara de Torres Novas, é “tornar o espaço digno para transmitir os ideais de democracia e liberdade defendidos por Humberto Delgado, um filho da terra que muito nos orgulha”.
Nascido em Torres Novas, a 15 de Maio de 1906, Humberto Delgado liderou o principal movimento de tentativa de derrube do regime salazarista através de eleições, tendo sido derrotado em 1958 num processo eleitoral considerado fraudulento que deu a vitória ao candidato do regime, o almirante Américo Tomás.

Casa Memorial Humberto Delgado vai finalmente ter obras 

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido