uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Obras no Largo do Mosteiro de Almoster podem finalmente recomeçar 
Impasse nas obras no Largo do Mosteiro de Almoster tem sido uma dor de cabeça para a população

Obras no Largo do Mosteiro de Almoster podem finalmente recomeçar 

Quatro meses é o prazo de execução previsto para concluir a atribulada empreitada, suspensa a meio devido a problemas com o primeiro empreiteiro.

Se tudo correr bem desta vez, a empreitada de requalificação do Largo do Mosteiro de Santa Maria de Almoster deve ficar concluída até ao início do próximo Verão, quase dois anos depois da data prevista inicialmente. A obra, suspensa há muito devido a problemas com o primeiro empreiteiro, vai agora ser retomada, tendo sido assinado a 1 de Fevereiro o auto de consignação com o novo empreiteiro, a quem a Câmara de Santarém adjudicou os trabalhos que faltam pelo valor de 341.850 euros. O prazo de execução previsto é de quatro meses. A obra é comparticipada em 85% por fundos comunitários.
Recorde-se que o município lançou no final de Setembro de 2020 um novo concurso público para a conclusão das obras, com um valor base de 324.997 euros, depois de o primeiro concurso, no valor de 259.692 euros, ter ficado deserto. A empreitada acabou por ser adjudicada em Novembro último à empresa Desarfate – Desaterros de Fátima Lda..
A obra esteve parada largos meses devido a alegados incumprimentos do primeiro empreiteiro, a empresa Perene S.A., com quem a Câmara de Santarém rescindiu contrato em Agosto de 2019. Antes, em Março de 2019, a autarquia já tinha decidido aplicar uma multa a essa construtora no valor de 57.777 euros por incumprimento do contrato da empreitada, tendo a empresa recorrido para o Tribunal Administrativo de Leiria a requerer anulação dessa penalização.
A empreitada inicial, adjudicada à Perene S.A. por 288.889 euros mais IVA, foi consignada a 2 de Abril de 2018 e tinha um prazo de execução previsto de 120 dias. Devia estar concluída até 31 de Julho de 2018.
O impasse nas obras tem dado dores de cabeça tanto à população como à colectividade local e aos proprietários do lagar e da garagem particular que têm acessos através do largo onde decorre a empreitada.

Obras no Largo do Mosteiro de Almoster podem finalmente recomeçar 

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido