uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Homenagens aos bombeiros marcaram Dia da Cidade de Tomar
Entrega de medalhas aos elementos dos bombeiros que mais se destacaram nos últimos 25 anos foi parte integrante das cerimónias do 1 de Março

Homenagens aos bombeiros marcaram Dia da Cidade de Tomar

O Dia da Cidade de Tomar, que se celebra a 1 de Março, foi assinalado com várias homenagens, presenciais e à distância, a pessoas e instituições que fazem ou fizeram a diferença no concelho. Autarcas e dirigentes enviaram mensagens de luta e esperança para os que mais têm sofrido com a pandemia.



O som das 10 badaladas do sino da Igreja de São João Baptista, em Tomar, deu início às comemorações do Dia da Cidade, feriado municipal, que se celebra a 1 de Março. A pandemia impediu os festejos habituais, que costumam prolongar-se por uma semana. Ainda assim, o município organizou um conjunto de cerimónias, presenciais e à distância, para prestar homenagem a pessoas e instituições que fazem ou fizeram a diferença no concelho.
O primeiro momento do dia chegou com a deposição de três coroas de flores no monumento a D. Gualdim Pais, fundador do Castelo Templário há 861 anos. Os protagonistas do momento simbólico foram Anabela Freitas, presidente do município, José Pereira, presidente da assembleia municipal, e Paulo Pereira, comandante do Regimento de Infantaria 15. Este ano assinalaram-se os 176 anos da elevação de Tomar a cidade.
Meia hora depois, a comitiva seguiu viagem para o quartel dos Bombeiros Municipais de Tomar, que celebram em 2021 99 anos de vida. À sua espera tinham uma comitiva composta por cerca de 60 bombeiros, o comandante da corporação, Humberto Morgado, e o comandante do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Santarém, David Lobato.
Ao longo de uma hora prestaram-se homenagens, através da entrega de medalhas, aos elementos dos bombeiros que mais se destacaram nos últimos 25 anos. Os discursos fizeram parte da agenda e foi o comandante, que assumiu o cargo no início de 2021, a abrir as hostilidades. Humberto Morgado começou por agradecer a forma como foi recebido na corporação, apresentando de seguida os novos uniformes dos bombeiros e antecipando a chegada de novos equipamentos de protecção individual e as obras de melhoria no quartel. O comandante aproveitou ainda para relembrar a necessidade de reforçar o efectivo, anunciando que está a decorrer um concurso para admitir 16 bombeiros sapadores.
Anabela Freitas, na sua intervenção, lamentou a ausência dos bombeiros na fase inicial do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19. “Os bombeiros nunca regatearam esforços, estiveram sempre lá, muitas das vezes sem condições para socorreram as pessoas”, sublinhou.
A autarca perspectivou ainda o futuro da corporação, prometendo lutar para igualar as condições que as corporações de bombeiros municipais têm em relação às das associações humanitárias. “Vamos trabalhar em conjunto para ter um verdadeiro sistema de protecção civil. É isso que o país precisa e que vocês, bombeiros, merecem”, concluiu.

SESSÃO SOLENE ONLINE HOMENAGEOU CIDADÃOS E INSTITUIÇÕES
A sessão solene de Assembleia Municipal de Tomar realizou-se, este ano, em formato online. A cerimónia contou, como é hábito, com a intervenção dos líderes dos partidos políticos da oposição que enalteceram a grandeza da cidade, solidarizaram-se com as pessoas, instituições e empresas que mais sofrem com a pandemia e aproveitaram para tecer algumas críticas à gestão do executivo de maioria socialista.
A presidente da câmara começou o seu discurso, que durou cerca de cinco minutos, por afirmar o orgulho que sente por ser tomarense, “pela fibra e capacidade de reinvenção que a comunidade e os empresários demonstram nestes tempos difíceis”. A autarca puxou dos galões para anunciar algumas das obras que o município tem realizado e, apesar da pandemia, o que tem trabalhado para continuar a engrandecer a cidade.
A poluição do rio Nabão não ficou esquecida, aproveitando Anabela Freitas para agradecer o esforço de todos para que o assunto chegasse aos gabinetes de Lisboa e, assim se espera, seja contemplado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Em relação aos homenageados, o município compilou imagens, seguidas de breves declarações de agradecimento que podem ser visualizadas nas redes sociais da autarquia.

16 medalhas para cidadãos e instituições
Foram distinguidos 16 cidadãos e instituições tomarenses, Receberam a Medalha de Honra do Município, José Gomes Ferreira, Manuel J. Gandra, Isabel Baltazar e a Escola Secundária Jácome Ratton. A Medalha Municipal de Valor e Altruísmo foi atribuída, a título póstumo, ao padre Mário Duarte. A Medalha Municipal de Valor Desportivo foi entregue a João Henriques, treinador de futebol, e a Jorge Vital, treinador de guarda-redes de futebol.
A Medalha de Mérito Municipal foi atribuída a Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da Unidade de Saúde Pública do ACES Médio Tejo, a Fernando Jorge Ferreira, do grupo Caça Brava, e a sete estabelecimentos comerciais, nomeadamente, Farmácia Torres Pinheiro, Filmóptica, Laboratório Fernanda Galo, Salão de Cabeleireira Luísa Alves, Salão de Cabeleireiro Castanheiro e O Carrão das Febras.

Homenagens aos bombeiros marcaram Dia da Cidade de Tomar

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido