uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Morreu o fundador do Rancho “Os Camponeses” de Riachos
Joaquim Lopes Santana

Morreu o fundador do Rancho “Os Camponeses” de Riachos

Faleceu na segunda-feira, 1 de Março, o fundador, ensaiador e dirigente do Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Riachos. Joaquim Lopes Santana fundou o rancho em 1958. O grupo já veio dizer que o “nosso chefe”, como lhe chamam, estará sempre no coração dos elementos e que nunca vão esquecer tudo o que ele ensinou, bem como a grande obra que deixou. Joaquim Lopes Santana, que tinha 86 anos, recebeu o prémio Personalidade do Ano na categoria Vida, atribuído por O MIRANTE em 2013.
Numa entrevista a O MIRANTE contou que um dos seus primeiros trabalhos era ir à frente dos bois a conduzi-los, para eles darem mais rendimento quando andavam a lavrar ou gradar. Mais tarde começou a andar com uma junta de bois ou com uma parelha de mulas e depois começou a trabalhar com um tractor até ir para a Câmara de Torres Novas, onde chegou a chefiar 65 trabalhadores no serviço de águas e saneamento. O município manifestou, de imediato, o seu pesar.
Joaquim Santana dedicou 56 anos da sua vida ao rancho tendo sido homenageado pela câmara e pela Junta de Freguesia de Riachos. Em 1996 recebeu a Medalha de Mérito da Cultura atribuída pela Câmara de Torres Novas e em 2017 passou a ter o seu nome numa rua perto do centro de saúde. Esteve ligado à Festa da Bênção do Gado e publicou várias obras sobre Riachos e as suas gentes.
O rancho diz que a melhor homenagem que lhe pode fazer é “continuar a sua obra, com todo o rigor e autenticidade que sempre defendeu”, garantindo que é precisamente isso que irá continuar a fazer.

Morreu o fundador do Rancho “Os Camponeses” de Riachos

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido