uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vida de taxista de Alhandra deu um filme  que vai estrear no Festival de Berlim
foto DR Imagem do filme que retrata a vida de Joaquim Calçada, um emigrante de Alhandra em Nova Iorque

Vida de taxista de Alhandra deu um filme  que vai estrear no Festival de Berlim

Realizadora lisboeta conta a história de Joaquim Calçada, que emigrou para os Estados Unidos da América onde foi taxista até se reformar.

Estreia esta semana no Festival de Cinema de Berlim a longa-metragem “No táxi do Jack”, da cineasta Susana Nobre, inspirada na história de Joaquim Calçada, antigo mecânico de aviões de Alhandra que emigrou para os Estados Unidos da América (EUA) antes do 25 de Abril para ser taxista e motorista de limusinas.
A cineasta lisboeta recuperou a história do alhandrense que conheceu há mais de uma década quando trabalhou como profissional de validação de competências no programa de formação Novas Oportunidades no concelho de Vila Franca de Xira. Susana Nobre reconstitui, de forma ficcionada, os momentos da vida de Joaquim Calçada – Jack – que só voltou a Portugal vinte anos depois de ter emigrado e à beira de se reformar.
Para não perder benefícios a caminho da reforma inscreveu-se no centro Novas Oportunidades de Vila Franca de Xira e foi aí que conheceu Susana Nobre, que o descreve como uma figura excêntrica, americanizada e cheia de histórias sobre a vida nos (EUA) e o seu espírito aventureiro e de empreendedorismo.
O filme, produzido pela Terratreme, foi sobretudo filmado no concelho de Vila Franca de Xira na Primavera de 2019 e existe apenas um plano na cidade de Nova Iorque. É a terceira vez que Susana Nobre filma a paisagem industrializada e fabril de Vila Franca de Xira.
A 71ª edição do Festival de Cinema de Berlim decorre este ano em dois momentos: esta semana, de 1 a 6 de Março, dedicado a profissionais da indústria, júris e imprensa especializada e entre 9 e 20 de Junho para o público em geral.
Em 2016, recorde-se, a cineasta de Vialonga Leonor Teles ganhou o Urso de Ouro do mesmo Festival de Berlim, tendo realizado pouco depois outro filme – “Terra Franca” - com projecção internacional, também filmado em Vila Franca de Xira, dedicado ao avieiro Albertino Lobo.

Vida de taxista de Alhandra deu um filme  que vai estrear no Festival de Berlim

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido