uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Águas do Ribatejo amplia rede de saneamento e substitui condutas na Carregueira

A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo (AR) lançou o concurso público para a empreitada de remodelação da rede de abastecimento e ampliação da rede de saneamento na Rua do Relvão, freguesia da Carregueira, concelho da Chamusca. A empreitada tem um valor base de 400 mil euros e está previsto iniciar-se no Verão deste ano com um prazo de execução estimado em 300 dias.
A intervenção inclui a ampliação de cerca de 1,5 km de rede de saneamento, nomeadamente na bacia de drenagem da Rua do Relvão, permitindo eliminar fossas sépticas. Em simultâneo será feita a remodelação da rede de abastecimento de água na mesma extensão substituindo as condutas, nós e ramais.
A rede de abastecimento da Rua do Relvão é em fibrocimento e apresenta o desgaste da sua vida útil, com roturas frequentes e perdas de água. Segundo a empresa, a nova rede será em Polietileno de Alta Densidade (PEAD), cumprindo os critérios da ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos) ao nível das necessidades de remodelação contínua das redes de abastecimento, assim como os objectivos definidos no Plano de Gestão de Perdas de Água da AR.
Com esta intervenção a AR vai reduzir a quantidade de água tratada que não chega ao consumidor e minimizar os incómodos das suspensões de abastecimento para reparação de roturas. Esta intervenção é financiada apenas com capitais da empresa intermunicipal e integra o plano de investimentos em curso nos sete concelhos de modo a ampliar as redes e substituir as condutas de fibrocimento.
A AR já investiu cerca de 17 milhões de euros na melhoria do abastecimento de água e saneamento no concelho da Chamusca. Foram construídas ou remodeladas sete novas estações de tratamento de águas residuais (ETAR), estações elevatórias e ampliada a rede de colectores. No abastecimento foram construídos e requalificados reservatórios em todas as freguesias e implementados sistemas de tratamento de água bem como novas captações de modo a garantir o reforço das reservas de água com qualidade e segurança.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido