uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
João Moutão muda equipa no Politécnico de Santarém e ouve primeiras reacções de “indignidade”
João Moutão e Isabel Barroso

João Moutão muda equipa no Politécnico de Santarém e ouve primeiras reacções de “indignidade”

A recente saída do administrador dos Serviços de Acção Social do Politécnico de Santarém seria relativamente pacífica não fosse a reacção crítica do director da Escola Superior de Gestão, que acusou o presidente do instituto de ter cometido uma “indignidade” ao afastar Pedro Carvalho substituindo-o por Isabel Barroso. O visado desvaloriza e diz que se tratou apenas de escolher a equipa com quem pretende trabalhar.



A recente cessação de funções do administrador dos Serviços de Acção Social (SAS) do Instituto Politécnico de Santarém, Pedro Carvalho, causou mais um foco de instabilidade interna na instituição. O director da Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, Vítor Costa, não gostou e escreveu uma carta a Pedro Carvalho expressando-lhe a sua solidariedade e acusando o presidente do Politécnico, João Moutão, de ter cometido uma “indignidade”. Refira-se que Vítor Costa fez questão de partilhar essa mensagem com a comunidade académica da Escola de Gestão e com o próprio presidente do IPSantarém.
O despacho de cessação da comissão de serviço de Pedro Carvalho, publicado em Diário da República no dia 20 de Janeiro de 2021, e que produziu efeitos a 1 de Março, refere que o administrador dos SAS saiu “a pedido do interessado”. Contactado por O MIRANTE, Pedro Carvalho confirma que pediu a demissão logo após ter sido informado pelo presidente do IPSantarém de que já não contava consigo - “como aliás constitui dever ético e pronta atitude de quem não está ‘agarrado’ a cargos ou à espera de qualquer indemnização”, sublinha.
Pedro Carvalho ressalva que a decisão do presidente do IPSantarém em abdicar dos seus serviços é “uma opção, legal e estatutariamente legítima”, que respeita, mas não esconde que sai “obviamente triste e desiludido por não ter tido oportunidade de levar alguns projectos que tinha em mente por diante”.
Acrescenta que só não pôs o lugar à disposição logo no dia seguinte à eleição de João Moutão como novo presidente do IPSantarém, em Setembro de 2020, “por na altura não configurar, sequer, a situação de não continuidade, dado ter sido convidado e nomeado, pouco mais de um ano antes (Setembro de 2019), em comissão de serviço por cinco anos, pela equipa da qual o actual presidente fazia parte enquanto vice-presidente”.
João Moutão desdramatiza a situação, encarando-a com normalidade: “Trata-se de uma decisão tomada ao abrigo das competências que a lei me confere como presidente eleito, de escolher a equipa dirigente com quem pretendo trabalhar. Não mais do que isto”.
Quanto às críticas do director da Escola de Gestão, João Moutão não dá grande troco e deixa claro que “se o outro candidato a presidente do IPSantarém tivesse vencido as eleições nunca viria a qualificar as suas opções como sendo uma indignidade”.

Isabel Barroso é a nova administradora dos SAS e há dois novos pró-presidentes
Para o lugar de Pedro Carvalho na administração dos SAS entrou Isabel Barroso, que já foi directora da Escola Superior de Saúde de Santarém. João Moutão justifica a escolha dizendo que Isabel Barroso tem uma “longa experiência de dirigente na instituição e sempre reuniu grande consenso para o exercício destas funções”.
O novo presidente do IPSantarém, que tomou posse em Dezembro último, nomeou também recentemente dois pró-presidentes: João Paulo Samartinho, professor da Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém; e Maria Barbas, professora da Escola Superior de Educação de Santarém. Vão ter funções de coadjuvaçao do presidente do IPSantarém.

João Moutão muda equipa no Politécnico de Santarém e ouve primeiras reacções de “indignidade”

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido