uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Rosinha desvaloriza saída de Inês Louro do PS da Azambuja
Maria da Luz Rosinha e Inês Louro

Rosinha desvaloriza saída de Inês Louro do PS da Azambuja

Coordenadora nacional do Partido Socialista para as autarquias revela que a actual presidente da Junta de Azambuja entrou em conflito com o partido, ao qual tinha uma ligação de três décadas. A guerra tem a ver com a escolha do cabeça-de-lista para a assembleia municipal, lugar que Inês Louro ambicionava, mas que está reservado para o actual presidente da câmara, Luís de Sousa.

A coordenadora nacional do PS para as autarquias e deputada não ficou surpreendida com a saída de Inês Louro, presidente da Junta de Azambuja. Maria da Luz Rosinha admite que a autarca “há muito tempo que estava em conflito com o partido”. A dirigente socialista, que já foi presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, comenta que será um erro a autarca vir a ser candidata pelo Chega. “Será uma má opção, mas as pessoas fazem as suas escolhas e arcam com as responsabilidades das mesmas”, sublinha Maria da Luz Rosinha.
O MIRANTE sabe que o Chega entrou em conversações com Inês Louro, mas esta ainda não terá decidido se se vai juntar ao partido de André Ventura e ser candidata à presidência da Câmara de Azambuja. A autarca, com uma ligação de três décadas ao PS, admite que a sua saída está relacionada com “várias incompatibilidades” relacionadas com a escolha de alguns candidatos às autárquicas, mas não diz se vai aceitar o convite do Chega. As incompatibilidades de que fala estão relacionadas com o facto de o partido não lhe querer dar o lugar que esta deseja. Inês Louro quer ser cabeça-de-lista à assembleia municipal, lugar que estará reservado para Luís de Sousa, actual presidente da câmara. Alguns dos candidatos ficaram decididos no dia 8, durante a reunião da Comissão Política do PS, mas só serão divulgados no final de Abril.
Inês Louro deixa também para trás a liderança das Mulheres Socialistas de Azambuja, estrutura que ajudou a fundar e que assume “ter pena de deixar”. O seu lugar será ocupado, em princípio, por Marina Correia, que até ao momento era a vice-presidente.

Rosinha elogia Silvino mas não esquece Luís de Sousa
Maria da Luz Rosinha, em declarações a O MIRANTE, diz que Silvino Lúcio “é um bom candidato” à presidência da Câmara de Azambuja, mas não esquece Luís de Sousa, que decidiu não se recandidatar. Considera que o vice-presidente da câmara e presidente da concelhia é o candidato certo, porque “tem um conhecimento perfeito do terreno pelos cargos que tem desempenhado na câmara municipal”.
Recorde-se que nas eleições autárquicas de 2017 os dois autarcas socialistas disputaram o lugar de candidato do PS à câmara, tendo a Federação da Área Urbana de Lisboa do PS (FAUL), chamado a si o processo de escolha. Nessa altura, Rosinha disse tratar-se de um problema de “comunicação” e Luís de Sousa acabou por ser o escolhido.

Filha de Luís de Sousa tem lugar nas listas à câmara
Luís de Sousa ainda não sabe se será candidato ao cargo de presidente da assembleia municipal. Questionado por O MIRANTE, o actual presidente do município disse que “o processo ainda terá que ir à comissão política”, ressalvando que pode haver “mais camaradas disponíveis para o cargo”. Sobre a possibilidade de a sua filha, que também é sua secretária, Cristina Sousa, vir a integrar a lista à câmara, o autarca confirma que já lhe foi feito o convite, considerando que tem experiência e que se foi convidada por Silvino Lúcio “é porque ele acha que será uma mais-valia”.

Rosinha desvaloriza saída de Inês Louro do PS da Azambuja

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido