uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Alberto Mesquita defende Ota como escolha natural para o aeroporto

Autarca continua a não defender a opção de Alverca no seu concelho e diz que não é compreensível que se ande há 60 anos a falar numa alternativa ao aeroporto da capital. ​​​​​​​

O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, o socialista Alberto Mesquita, considera que só há uma localização a ter em conta para o futuro aeroporto complementar à Portela: a base militar da Ota, no Carregado, concelho de Alenquer. O autarca falava sobre o assunto na última reunião pública do executivo, colocando de parte Alverca e Alcochete. O autarca diz não ser compreensível como é que o país anda há 60 anos a discutir alternativas à Portela sem nunca ter concretizado qualquer obra.
“A pandemia veio trazer a necessidade de repensarmos tudo. A minha opinião sempre foi uma: deve aproveitar-se a opção Ota”, sublinha o autarca, considerando que é a melhor opção para toda a região. Mesquita explica que esta localização implica novos investimentos avultados e tem a vantagem de reaproveitar e dar vida a base militar “praticamente desactivada”, servida por bons acessos rodoviários e ferroviários a Lisboa.
Para o presidente, que está a cumprir o último mandato por não querer recandidatar-se, a pandemia congelou todo o tráfego aéreo “pelo menos até 2024”, o que dá tempo para o país tomar uma decisão fundamentada. Apesar de ficar no concelho de Vila Franca de Xira, a opção de Alverca não é tida em conta pelo autarca, explicando que a cidade deve ser aproveitada para aviação ligeira e executiva e nada mais do que isso. Alberto Mesquita admite que tem recebido muitos projectos e pretensões para um aproveitamento da pista de Alverca e concretizar uma complementaridade da pista no mouchão da Póvoa, o que no seu entender “é uma loucura completa” e “é impossível aceitar”.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido