Caxarias tem um novo centro escolar para 300 alunos
Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, marcou presença na inauguração do equipamento que custou dois milhões de euros.
O novo centro escolar em Caxarias, concelho de Ourém, para alunos do jardim-de-infância e primeiro ciclo, já está a funcionar no espaço da Escola Básica de 2º e 3º ciclos Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão. A nova escola vai receber os alunos da localidade de Carvoeira, onde a escola foi desactivada por não ter condições. Inaugurado pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, o estabelecimento de ensino conta actualmente com mais de três centenas de alunos.
Com um investimento total de 1.584,083,46 euros, o centro escolar da teve um apoio financeiro da União Europeia de 1.069.013,21 euros. O presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, explicou durante a inauguração que com todos os equipamentos necessários para dotar as salas a obra atingiu os dois milhões de euros. O novo centro escolar foi construído junto à EB 2/3 Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão, sede do agrupamento de escolas com o mesmo nome, depois de uma revisão do projecto inicial.
O autarca explicou que era preferível juntar todos os níveis de ensino, do pré-escolar ao 9º ano, no mesmo complexo escolar de modo a rentabilizar recursos e não ter escolas afastadas. Há cerca de dois anos que, com a degradação da Escola Básica nº1 da Carvoeira, as quatro turmas desta escola passaram para o edifício da EB 2/3 obrigando a um esforço maior de organização de salas e desfasamento de horários.